Governo do Estado cumpre determinação da Justiça Federal e instala barreiras para impedir avanço de invasão em Iranduba

Em Destaque
Por -
0

O Governo do Amazonas, através do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), colegiado da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AM), mobilizou nesta segunda-feira, 23 de setembro, cerca de 300 policiais para cumprir decisão da Justiça Federal que determinou a instalação de barreiras que impeçam o avanço da invasão de uma área no km 6 da rodovia Manoel Urbano (AM-070), no município de Iranduba (a 25 quilômetros da capital).


A ordem judicial foi expedida pelo juiz federal Érico Rodrigo Freitas Pinheiro, que determina que as Polícias Militar e Federal impeçam a entrada de pessoas e veículos na área de 50.000m2 onde se instalou, há cerca de três meses, uma ocupação irregular. A presença da polícia será ostensiva até que seja expedida a reintegração de posse da área. Não houve conflitos na chegada e instalação de barreiras pela polícia.

Para garantir o cumprimento da ordem judicial, a Polícia Militar montou barreiras em cinco pontos que dão acesso ao local. Já nas primeiras horas desta segunda-feira centenas de pessoas foram impedidas de entrar na invasão. Para o secretário executivo do GGI, Frederico Mendes, são pessoas que saem sempre a noite para dormir em outros locais e retornam no início do dia com o intuito de garantir o espaço na invasão.

"Os esforços são para certificar o cumprimento de uma ordem judicial e, ao mesmo tempo, evitar qualquer tipo de confronto com a população que se instalou no local", disse Frederico.

Segundo um levantamento da Polícia Militar pelo menos seis mil pessoas ocupam a área que foi identificada como Área de Preservação Ambiental (APA). O Batalhão de Policiamento Ambiental também faz parte do contingente policial que aguarda a ordem de desocupação da área.

Conforme o comandante do batalhão, Flávio Diniz, assim que o mandado de reintegração for expedido haverá uma avaliação dos danos causados à fauna e flora do local, além de punição aos autores dos danos. "Recebemos denúncia de que houve corte e queima de árvores, além do abatimento de animais", adiantou Diniz.

FOTOS: W REDMAN          

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)