Alunos da UEA vão participar de pesquisas para desenvolvimento de tecnologias para a Moto Honda

Em Destaque
Por -
0

Convênio de cooperação e intercâmbio científico e tecnológico, assinado nesta quarta-feira (18), pelo governador Omar Aziz e executivos da Moto Honda da Amazônia Ltda., permitirá que estudantes dos cursos de engenharia e das áreas de logística e administração da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) participem de pesquisas para aperfeiçoar e desenvolver tecnologias para a multinacional.



Omar Aziz e o presidente da Moto Honda, Issao Mizoguchi, assinaram o convênio durante a cerimônia de inauguração do novo Centro Tecnológico da empresa no Polo Industrial de Manaus. O evento contou com a presença do reitor da UEA, Cleinaldo Costa, dos secretários de Estado de Governo, Rebecca Garcia; Fazenda, Afonso Lobo; e Planejamento, Airton Claudino, além do superintendente da Zona Franca de Manaus, Thomas Nogueira, o presidente da Honda South America, Masahiro Takedagawa, e de empresários e políticos locais.

O governador afirmou que a parceria é um marco no trabalho de consolidação do Polo Industrial de Manaus e vai estimular o desenvolvimento de tecnologia e a qualificação de mão de obra no Estado. "Você consolida cada vez mais o Polo Industrial com isso. Hoje todas as motos são desenvolvidas aqui com tecnologia trazida de outros países. Estudos feitos no Japão, na China, ou seja, a tecnologia ainda é totalmente importada e agora poderá ser feita aqui. Com essa parceria da UEA, a gente vai poder formar engenheiros que vão pesquisar e criar novas tecnologias para o polo de duas rodas", disse.

Para serem incorporados no programa de talentos, os estudantes da UEA interessados deverão apresentar propostas de estudo à universidade explorando a indústria de duas rodas. Alunos e egressos da capital e do interior podem participar. A submissão de projetos já pode ser feita nas coordenações de pesquisa da instituição. A expectativa é que os estudos envolvam, principalmente, as áreas de segurança, economia de combustível e redução da emissão de carbono.

"Para que consigamos conduzir os nossos trabalhos de desenvolvimento de novos produtos, precisamos de muitos recursos humanos. Assinamos o convênio com a UEA no sentido de trazer os talentos da Amazônia para crescerem conosco e termos o 'know how' de desenvolvimento de produtos no Amazonas", enfatizou Mizoguchi.

Na ocasião, Omar Aziz aproveitou para sugerir que uma das primeiras linhas de pesquisa oriundas do projeto inclua a produção de equipamentos para atender necessidades regionais, como motores de rabeta e de popa, muito utilizados pela população ribeirinha não só do Amazonas, mas de todos os Estados da região amazônica. "O apelo que eu fiz foi por pesquisas com relação à fabricação de motores de rabeta e de popa, com preços mais acessíveis à população. Eles ficaram de fazer esses estudos e consolidar um polo importante", ressaltou.

Por meio do convênio, serão realizadas atividades de pesquisa, desenvolvimento, formação e treinamento de recursos humanos em ciência e tecnologia, absorção e transferência de tecnologias, prestação de serviços científicos e tecnológicos.

Fortalecimento do polo de duas rodas - Um dos setores mais importantes do PIM, o segmento de duas rodas deve superar a marca de um 1,3 milhão de motos produzidas este ano. As empresas contam com incentivo fiscal do Governo do Estado de isenção de 25% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da energia elétrica, o que ajuda a garantir a competitividade e a manutenção de empregos. Segundo Omar Aziz, o Governo Estadual busca a desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), tributo federal, como medida para estimular o consumo e dar mais fôlego às empresas instaladas no Amazonas.

"O Estado está acompanhando de perto um grande problema hoje que é o não financiamento de motos de até 250 cilindradas. Houve de todas as formas um trabalho conjunto do Governo Federal para desoneração de IPI para financiamento do polo de quatro rodas. O mesmo tratamento não foi dado ao polo de duas rodas. A gente tem feito apelos para o Governo Rederal para que os bancos oficiais façam financiamento e a gente não vê a perspectiva tão cedo", declarou.

Outro pleito do Amazonas com vistas a gerar impactos positivos no setor é a redução de impostos para municípios localizados na região de fronteira. A medida deve equilibrar os preços dos produtos, que atualmente favorecem a aquisição de produtos brasileiros nos países vizinhos. "O brasileiro compra mais barato atravessando a fronteira e pedimos tratamento diferenciado para os municípios dessa região. Na fronteira com a Colômbia, o preço da moto em Letícia é mais barato que em Tabatinga e essa moto é produzida no Brasil. Isso acontece porque a desoneração de importação permite que o preço chegue mais barato na Colômbia que no nosso país", disse Omar Aziz.

FOTOS: HERICK PEREIRA - AGECOM

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)