Parlamentares do AM cobram governo para retorno de voos comerciais

Em Destaque
Por -
0



O ministro da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Pacheco dos Guaranys, prometeram apresentar na próxima terça-feira (24) uma solução emergencial para resolver o problema da redução de voos em municípios do interior do Amazonas.


A garantia foi dada aos senadores Eduardo Braga (PMDB/AM), Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) e Alfredo Nascimento (PR/AM), e aos deputados federais Francisco Praciano (PT/AM) e Paulo Teixeira (PT/SP), que se reuniram nesta quarta-feira (18) com os diretores dos dois órgãos para questionar a diminuição de voos comerciais para várias cidades do estado.

Os senadores especificaram casos como os de Eirunepé, São Gabriel da Cachoeira e Coari, que tiveram os voos reduzidos pela Azul Linhas Aéreas, única empresa a operar no interior do Amazonas. A redução, segundo a empresa, foi para cumprir normas de segurança definidas pela Anac, como a obrigatoriedade de o município ter equipe do Corpo de Bombeiros e detectores de metais nos aeroportos.

"Os municípios do interior do Amazonas não têm recursos financeiros para cumprir essas exigências. É preciso que essas despesas sejam assumidas pelo governo federal em parceria com o governo estadual. Não dá para reduzir ainda mais os voos porque o que já era um absurdo está se tornando um escândalo. Por isso, fazemos um apelo para que, pelo menos emergencialmente, o número de voos volte ao que havia anteriormente", disse Braga.

Líder do governo no Senado, Braga disse que tratará do assunto em reunião marcada para amanhã (19), com a presidenta Dilma Rousseff. Ele explicou que, no caso de Eirunepé, se com quatro voos semanais o preço da passagem de ida e volta para Manaus custava cerca de R$ 2,5 mil, com a redução para dois voos semanais, esse valor praticamente dobra.

"É mais caro do que uma passagem Manaus–Brasília–Manaus e mais caro que uma passagem Manaus–Miami–Manaus. Portanto, isso é um absurdo e o nosso governo precisa encontrar uma solução para o nosso problema, porque os moradores dessas cidades são os principais prejudicados", enfatizou.

A senadora Vanessa Grazziotin apresentou ao ministro um relatório sobre a situação da aviação regional e também cobrou soluções em curto e longo prazos para resolver a situação.
"Ano sim, ano não, estamos aqui relatando o mesmo problema. Precisamos de uma solução definitiva", desabafou Vanessa.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)