Amazonastur discute investimentos no setor de hotéis, bares e restaurantes para a Copa de 2014

Em Destaque
Por -
0
            A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) reuniu, nesta quinta-feira (22), na sede da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), lideranças empresariais do ramo da hotelaria, bares e restaurantes, setor bancário e entidades representativas da indústria e do comércio para definir propostas que serão discutidas na reunião da Câmara Temática para a Copa do Mundo de Futebol de 2014 com o novo ministro do Turismo, Gastão Vieira, no próximo dia 28 de setembro, em Brasília.

            A reunião da Câmara Temática do Ministério do Turismo vai tratar das demandas de investimento nas 12 cidades-sede do mundial, principalmente para melhoria da infraestrutura, ampliação da rede hoteleira, capacitação de pessoal e promoção turística. "A ideia é receber bem o turista que vem assistir a copa e fazê-lo retornar. Não adianta ele vir somente para ver os jogos, passar dois ou três dias, queremos atraí-lo para permanecer mais tempo e voltar em outras ocasiões", enfatizou a presidente da Amazonastur, Oreni Braga.

            Manaus tem 15 pontos históricos e naturais no levantamento do Ministério do Turismo para definição de um calendário de visitação no país para a Copa. Entre os pontos estão a Praça Heliodoro Balbi (da Polícia), o Teatro Amazonas, o Palácio da Justiça, a praia da Ponta Negra, o Palácio Rio Negro, o Bosque da Ciência, o Centro Cultural Eduardo Ribeiro, o Jardim Botânico, o Museu de Ciências Naturais, a Igreja de São Sebastião, o Encontro das Águas, o Parque do Mindu, a Igreja da Matriz Nossa Senhora da Conceição, o Mercado Adolpho Lisboa e o Porto de Manaus. Esses locais devem receber investimentos do Ministério do Planejamento para melhorias na infraestrutura.

            "Até a próxima terça-feira (27), nós finalizamos o diagnóstico da situação desses locais para saber que tipo de melhorias e reparos precisam e podem ser feitos pelo Ministério", disse Oreni Braga, ao convidar os participantes da reunião a sugerirem novos locais para inclusão na lista.

            Na área de infraestrutura turística, um dos projetos do Governo do Estado em andamento é a construção do Centro de Convenções do Estado do Amazonas (CCA), ao lado da Arena da Amazônia, no valor total de R$ 80 milhões. De acordo com a presidente da Amazonastur, também existem outros projetos do Amazonas que já estão em análise no Ministério do Turismo para investimentos. Entre eles, a construção do Parque Galo da Serra, em Presidente Figueiredo, e do Bioparque, no Lago do Paracuúba em Iranduba.

            Para a sinalização turística de Manaus nos padrões internacionais, a Amazonastur também possui projeto em fase de avaliação no Ministério do Turismo. Em relação ao receptivo de turistas, a órgão estadual prevê a ampliação dos Centros de Atendimento ao Turista, que atualmente funcionam no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e no Centro da cidade, para todos os shoppings de Manaus e portos do Centro e do Ceasa. Um dos pontos importantes na preparação das cidades sedes para receber a Copa é a capacitação de pessoal. No Amazonas, o Governo do Estado já capacitou 33 mil pessoas através do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) em cursos de idioma e outros 14 mil, pela Amazonastur, com qualificação voltada ao setor de serviços nas área de alimentação e hotelaria.


            Setor hoteleiro – Os investimentos do setor privado em infraestrutura hoteleira devem atingir a marca de R$ 317 milhões até 2014, estima a presidente da Amazonastur. Até o evento, sete novos hotéis devem entrar em funcionamento em Manaus, o que deve aumentar o número de leitos na cidade dos atuais 11 mil para 16 mil leitos. Segundo a Amazonastur, a rede hoteleira de Manaus, 20 hotéis de selva e barcos hotéis são responsáveis pelos cerca de 11 mil leitos para hóspedes. "É importante que hotéis de pequeno porte também se adequem para receber o turista", destacou Oreni Braga.



Fotos: Alfredo Fernandes / AGECOM

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)