Diversidade - ARTHUR VIRGÍLIO

Em Destaque
Por -
0
*ARTHUR VIRGÍLIO

          Lisboa – Manaus é uma cidade praticamente sem ciclovias. O perigo corre à solta para os ciclistas. E a montoeira de automóveis só contribui para engarrafar o trânsito e poluir a atmosfera.
          São cerca de quatro mil novos carros que, a cada mês, passam a circular na cidade. A mobilidade humana e urbana ficou impraticável.
          Sou ciclista e, do ponto de vista pessoal, vejo pelo ângulo do esporte. Como cidadão, enxergo que inserir ciclovias na paisagem urbana de Manaus poderá ser uma boa válvula de escape para o trânsito atravancado e para a movimentação de pessoas no trajeto casa-trabalho-casa. Custa pouco para os cofres públicos e é solução parcial, porém criativa e ecológica para um problema que se agrava a olhos vistos.
          Tem gente que mede a prosperidade pelo número de carros que consegue colocar a trafegar nas ruas. E até confunde isso com felicidade. Sente-se poderoso, senhor de baraço e cutelo de uma ordem que, vemos hoje, é injusta e irracional.
          Essa ideia não exclui meios de transporte de tecnologia avançada, que sejam capazes de transportar pessoas, desafogar as vias urbanas e não agredir o ar que respiramos. Seria ingênuo pensar diferente disso. Apenas estranho que uma cidade do porte de Manaus não tenha ciclovias, com tantos ciclistas apaixonados pelo pedal e com tanta dificuldade de as pessoas se locomoverem de um lugar para outro.
          Fica a sugestão. Quem sabe o prefeito se sensibiliza e começa e conclui alguns bons trechos de seguras e eficazes ciclovias!

          *Diplomata
     
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)