Ação integrada de órgãos estaduais é destaque em política de atenção às pessoas com deficiência

Em Destaque
Por -
0
          

O trabalho integrado das secretarias estaduais na promoção da política de atenção às pessoas com mobilidade reduzida é destaque durante o 1º Encontro para Pessoa com Deficiência, promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Seas) com a participação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), nesta quarta-feira, no Centro de Convivência da Família Mutirão, zona norte. O evento é alusivo ao ao Dia Nacional de Luta do Deficiente, em 21 de setembro.
           
Além do financiamento de projetos e programas de mais de 40 instituições, a maioria voltados para pessoas com deficiência, por meio da Seas, o Governo do Amazonas articula, através da Seped, ações de inclusão social, capacitação e inserção no mercado de trabalho para essa parcela da população. As ações seguem uma das prioridades definidas pelo governador Omar Aziz em sua administração. De acordo com a Secretaria de Estado de Assistência Social, há aproximadamente 300 mil pessoas com mobilidade reduzida (visual, auditiva, mental ou física) somente em Manaus.
           
A gerente de Programas e Projetos Especiais da Seas, Vera Lúcia, afirma que entre as ações desenvolvidas pela Secretaria para pessoas com deficiência está o atendimento realizado nos Centros de Convivência do Estado. Somente no Centro do Mutirão, atualmente, quinze adolescentes e adultos com mobilidade reduzida participam de oficina de dança, oferecida em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. Em conjunto com a Seped,  o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) atende as primeiras turmas de cursos específicos de informática voltados a pessoas com deficiência auditiva e visual, com cerca de 100 alunos cursando.
           
A Seped também trabalha em articulação com as Secretarias de Estado da Saúde (Susam), Educação (Seduc) e Esporte (Sejel) na oferta de atividades voltadas aos portadores de deficiência. De acordo com a secretária da Seped, Vânia Suely, a parceria com a Susam visa ampliar o atendimento a esse público na Policlínica Colônia Antonio Aleixo, em um projeto que começará pela zona leste de Manaus. "A proposta é atender a pessoa com deficiência na integralidade. A porta de entrada dele será a policlínica, onde uma equipe multidisciplinar será responsável por direcioná-lo aos diversos serviços públicos", explicou Vânia. 

           
Com a Seduc, estão sendo programadas atividades nos Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis) Elisa Bessa Freire e Cinthia Régia, ambos na zona leste, que oferecem estrutura adequada para trabalhos de fisioterapia e reabilitação. Os espaços serão utilizados para realização de atividades físicas e motoras com portadores de deficiência, em parceria com a Sejel.

FOTOS: ALFREDO FERNANDES



Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)