Governo Estadual avança em projeto de polo de piscicultura em Balbina

Em Destaque
Por -
0


            O Governo do Amazonas e o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) avançam no projeto de implantação de um complexo de piscicultura em Balbina, no município de Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus). Nesta quarta-feira (21), o governador em exercício, José Melo, acompanhado do secretário estadual de Produção Rural, Eron Bezerra, reuniu-se com a  secretária executiva do MPA, Maria Aparecida Perez, para discutir o estudo que vai definir a área adequada para o projeto e subsidiar futuros investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

            De acordo com José Melo, o Governo Estadual tem interesse em ampliar os investimentos que já estão sendo feitos em Balbina para torná-la um polo de piscicultura. Em abril deste ano, o Estado inaugurou o Centro de Tecnologia e Treinamento em Aquicultura de Balbina, que trabalha no desenvolvimento de tecnologia e capacitação para produção de alevinos de tambaqui, matrinxã e pirarucu. Com o projeto do complexo, a previsão é implantar estações de alevinos e peixes.

            O estudo científico da área de implantação do complexo está sendo realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e deve ficar pronto em oito meses. "Precisamos regularizar o uso da água fazendo o levantamento detalhado sobre o PH, que tipos de alimentos os peixes cultivados irão se alimentar, além de identificar a existência ou não de contaminação em virtude das comunidades que vivem no entorno da grande área inundada de Balbina, onde será construído o complexo", destacou Maria Aparecida.

            A previsão é que o novo polo de piscicultura tenha uma produção de mais de 100 toneladas por mês. "O complexo fará do Amazonas um grande 'celeiro' na produção de pescado. Utilizando principalmente a piscicultura, o projeto promete alavancar a economia do Estado sem desmatar a floresta amazônica, esse é o grande legado", avaliou a secretária executiva do MPA. Maria Aparecida também destacou que o projeto poderá ter parcerias com instituições de pesquisa da Noruega, que já demonstrou interesse no setor e tem conhecimento em desenvolvimento de tecnologia na piscicultura. "Essas parcerias aumentarão ainda mais a capacidade de produção de pescado no Amazonas", comentou.



Fotos - Chico Batata / AGECOM


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)