Estado isenta o IPVA de 26% da frota de veículos

Em Destaque
Por -
0
         Este ano, 160.070 veículos, cerca de 26% da frota do Estado do Amazonas (de 610.000 em agosto de 2011), estão isentos do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). As informações são da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e têm como base as isenções e não-incidências do imposto previstas no Decreto Estadual n° 26.428, de 29 de dezembro de 2006. 

         Lideram as isenções os veículos com mais de 15 anos de uso, que representam 138.377, ou 23% do total da frota. A lei prevê que estão desobrigados de pagar o IPVA os veículos e máquinas agrícolas que não circulem em vias públicas; ambulâncias e veículos de entidades sem fins lucrativos; embarcações de recreio; veículos oficiais; táxis; e carros com mais de 15 anos de uso. 

         A isenção também se estende aos veículos roubados, furtados, que sofreram sinistros ou foram apreendidos pelo Sistema Nacional de Trânsito. Nos casos de roubos e furtos, de acordo com o técnico da Sefaz, Jorge Augusto, o contribuinte está isento do pagamento do IPVA a partir do mês de registro da ocorrência na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos. "A Secretaria faz um recálculo do imposto para a quitação das parcelas referentes ao período que o veículo esteve com o proprietário", explica.  O carro apreendido que vai a leilão também está livre do imposto até a aquisição por terceiros. 

            Nos casos de sinistro, o contribuinte deve solicitar a baixa definitiva do veículo no Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). "Caso contrário, se o órgão responsável não for informado sobre o sinistro, o pagamento do imposto é integral", alertou Jorge Augusto.  Ele informa, ainda, que a isenção do IPVA não exime os proprietários de veículos de outros tributos ou taxas relativas ao veículo. "O proprietário é obrigado a realizar o licenciamento no Detran".





Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)