Daniel Maciel
Coari-Am 05 de maio de 2020

Deve ser alvo de estudo o avanço da letalidade do COVID-19 em Coari. Especialistas, médicos coarienses, caucularam a letalidade da doença em Coari e chegaram a um número que aproxima nosso município da media nacional: o que é muito preocupante.

Segundo os números cauculados, a taxa de letalidade do novo coronavírus em Coari é de 5,9%, ja com os dados atualizados do dia 05 de maio. Para ter ideia do impacto destes números, a taxa de letalidade nacional é de 6,9%. Se as mortes em Coari continuarem na velocidade que estão e aumentando, podemos infelizmente chegar à media nacional, ou até mesmo ultrapassar esta média, pois aqui no Amazonas a taxa de letalidade geral é de 8%.

Isso é muito preocupante e chama a atenção para a periculosidade desta doença. Todo o cuidado deve ser tomado no sentido de prevenção e higiene pessoal. Os profissionais da saúde estão ainda lidando com estes números e preocupadamente estudando os aspectos científicos envolvidos neles. O grande problema é que ainda não há remédio e cura quando o processo infeccioso avança.

Tudo isso tem assustado a todos os coarienses que estão vivendo a realidade que só se ouvia falar nos meios de comunicação. A realidade é dura, dolorosa e triste. Mesmo assim, temos que continuar esperançosos de que se fizermos nossa parte como cidadãos, aliados aos esforços dos profissionais de saúde, podemos ver os casos de contágio e consequentemente de óbitos por Covid-19 serem reduzidos a zero