INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO QUE PEDE A CASSAÇÃO DE MITOUSO POR IMPROBIDADE EM COARI

Em Destaque
Por -
4


Após denúncia do ministério público de improbidade administrativa contra o prefeito de Coari Arnaldo Mitouso e de bloqueio das contas para pagamento dos funcionários públicos, os dois processos foram distribuídos através do sistema automático, ficando um processo com o juiz da 1ª vara e outro com o da 2ª vara. Cabe aos juízes agora se manifestar sobre o assunto, proferindo sentença. Tendo transcorrido o prazo legal para os juízes se manifestarem, só falta mesmo o despacho para saber qual o seguimento será adotado nestes dois casos, sentença que ainda não saiu, que até o momento da publicação deste post.

O QUE PODE ACONTECER

Dentro do processo de improbidade administrativa, há duas opções:

1. O juiz pode acatar o pedido do ministério público e afastar o prefeito que poderá se defender das acusações fora do cargo, para não atrapalhar o processo.

2. O juiz pode decidir pelo prosseguimento do processo, dando prazo para o prefeito se defender das acusações sem haver a necessidade de se afastar do cargo.

A decisão de afastamento ou não do prefeito de Coari vai depender do entendimento do magistrado. Se ele ver que realmente a presença do prefeito cargo pode de alguma forma afetar o andamento do processo, o juiz afastará o chefe do executivo local, comunicado a decisão à câmara municipal e ao vice-prefeito Railson Torres que assumiria o posto até a conclusão do processo, ou posterior decisão da justiça favorável ao atual prefeito. Caso o magistrado entenda que o prefeito deva continuar no cargo, uma vez que não representasse empecilho para as investigações das denuncias, o prefeito somente perderia o cargo no fim do processo, após ser condenado por improbidade, se for o caso.

TEMPO FAVORÁVEL

Mas a realidade é que já se passaram semanas desde que o MP denunciou Arnaldo Mitouso por improbidade administrativa, tempo suficiente para influenciar todos os elementos do processo e se quisesse dar um “jeitinho em tudo”, arrumando documentação, vendo o que poderia organizar dentro das acusações para poder se defender. Ante esta demora na decisão da justiça Arnaldo Mitouso está tendo um tempo favorável, tempo que além de conspirar a seu favor é de uma utilidade sem precedentes. Talvez, tempo necessário para ele mesmo mostrar ao poder judiciário que não há necessidade do seu afastamento.

ENTENDA AS ACUSAÇÕES

O Ministério Público acusa, com farta documentação anexas ao processo, o prefeito de Coari de contratar (mesmo com parecer desfavorável da procuradoria do município) um escritório de advocacia no valor de 60.000,00 (Sessenta Mil Reais). Um detalhe atacado pelo MP é que o escritório foi contratado no mês de fevereiro e somente no mês de abril é que foi oficializada a sua inscrição no CNPJ.

Outro fator que comprovaria a improbidade administrativa é que um dos sócios do escritório de advocacia é presidente da autarquia COARIPREV, órgão de administração direta que cuida dos encargos com aposentados e pensionistas da Prefeitura de Coari.



DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

4Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. UGENTE OPREFEITO DE COARI DISE QUE O COREGERDO DO MP PEDIL 2 MILHOS PARA CONDENA OPROMOTO MAIS ELE GRAVOU TUDO E VAI LEVA P BRASILIA U CARA E MUITO LIJEIRO O LULA CHAMOU ELE P ALMOCA COM ELE EUM CARA DE MADEIRA

    ResponderExcluir
  2. Daniel desejo a você e sua família um FELIZ NATAL E UM PR0SPERO NOVO TEMPO EM 2011.


    Também DESEJO aos redatores e funcionários do BLOG EM DESTAQUE muita paz nesse NATAL E UM PR0SPERO NOVO TEMPO EM 2011.


    É o desejo do Professor ALVES de Coari/AM e Família.


    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. professor alves cuidado com os cupins pois sua cara de pau é impressionante.

    ResponderExcluir
  4. Para mim é obrigação dos comentaristas desejarem o bem das pessoas

    Quanto ao Daniel é livre para escrever, pensar e defender o que ele quer para Coari/AM, mas não é meu inimigo, por isso, estou o parabenizando e sua família, desejando-lhe um FELIZ NATAL E O PROSPERO NOVO TEMP O EM 2011.

    Agora desejar a felicidade dos outros não se pode?

    Jesus Te AMA

    Um abraço.

    ResponderExcluir
Postar um comentário