DEVISA interdita temporariamente Instituto de Hemoterapia do Amazonas

Em Destaque
Por -
0
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas interditou parcialmente o Instituto de Hemoterapia do Amazonas Ltda. – IHAM. A interdição realizada pelo Departamento de Vigilância Sanitária do Estado/DEVISA foi uma ação conjunta com a ANVISA e Vigilância Sanitária do município de Manaus.

De acordo com o Diretor Presidente da FVS, Bernardino Albuquerque foram identificadas algumas inadequações no controle da qualidade do sangue, mais especificamente que diz respeito à realização da sorologia, responsável pela detecção de doenças no sangue. Com essa interdição o IHAM está impedido temporariamente de realizar o fornecimento de sangue ou hemoderivados, até que sejam resolvidas todas as não conformidades.

Para não haver desabastecimento dos bancos de sangue do Estado, a FVS articulou junto ao Hemoam para que este assuma o sistema de captação, controle de qualidade e distribuição para as Unidades de Saúde assistidas pelo IHAM. Para isso, o IHAM se compromete em repassar ao Hemoam a captação de doadores de forma a não desabastecer os bancos de sangue do Estado. Esta também é uma medida temporária, uma vez que o IHAM afirma ter condições de fazer as adequações necessárias o quanto antes, explica Albuquerque.

De acordo com informações constantes no relatório do DEVISA, não foram detectadas contaminações provenientes do material distribuído pelo IHAM. A medida de interdição temporária para adequações fez parte de uma fiscalização de rotina do DEVISA e tem como objetivo seguir as Normas preconizadas pela ANVISA, informa o Diretor Presidente da FVS.
Após passar por adequações exigidas pelas Normas que regulamentam o funcionamento de Hemocentros no país, e adequar as não conformidades, o IHAM deverá sofrer nova fiscalização da Vigilância Sanitária para sua desinterdição.


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)