Oceana lança análise sobre legislação brasileira de pesca

Em Destaque
Por -
0

A legislação pesqueira no Brasil requer atenção imediata do poder público e da sociedade civil. O alerta é o cerne do relatório "A Política Pesqueira no Brasil", que será lançado pela Oceana nesta sexta-feira (16/12), às 11h, em um webinário, transmitido pelo Canal do YouTube da Oceana Brasil.


A publicação apresenta uma minuciosa análise sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca (Lei Federal nº 11.959/2009 - mais conhecida como Lei da Pesca), além de traçar um comparativo com as legislações de seis países notadamente avançados em termos de gestão pesqueira: África do Sul, Argentina, Austrália, Estados Unidos, Noruega e Rússia.


Entre os destaques do documento, estão problemas como a elevada instabilidade institucional, a a carência generalizada de planos de gestão pesqueira , cobertura insuficiente dos mecanismos de monitoramento pesqueiro (no mar e em terra), a precariedade do ordenamento das pescarias falta de transparência na divulgação de dados e nos processos de tomada de decisão.


Ao ter como referência as legislações pesqueiras da África do Sul, Argentina, Austrália, Estados Unidos, Noruega e Rússia, a análise da Lei da Pesca brasileira revela ainda que o Brasil precisa atualizar o seu marco legal no sentido de garantir que avanços sejam implementados com urgência. Por exemplo, em nenhum desses países pesca marinha e aquicultura (cultivo de organismos aquáticos) estão sob o mesmo marco jurídico, como ocorre no Brasil.


Entre agosto e outubro deste ano, a organização realizou de uma série de 10 oficinas no processo de "Construção Coletiva de Uma Nova Política Pesqueira Nacional ", com pescadores e pescadoras artesanais de Norte a Sul do país. A descentralização da gestão foi uma das principais demandas apontadas por essas lideranças.


SERVIÇO

O quê: Webinário de lançamento do relatório A Política Pesqueira do Brasil

Quando: Sexta-feira (16/12), às 11h

Onde: YouTube da Oceana Brasil

 





Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)