6 a cada 10 brasilieros estão obesos ou com sobrepesos. Cuidados nas festas de final de ano é recomendável

Em Destaque
Por -
0
Índice aumentou 34,7% nos últimos quinze anos (de 2006 a 2021), segundo levantamento do Observatório da Atenção Primária à Saúde da Umane com base em dados oficiais do Ministério da Saúde


Com chegada das festas de final de ano, o clima festivo toma conta de todos e essas festas são sempre sinônimo de fartura ou mesmo de exagero. Um convite para nos deleitarmos com quitutes e sobremesas típicos da época, pois "quem liga para o peso em dezembro?" dizemos para nós mesmos ou para os outros. Pois é, mas os dados do levantados no Observatório da Atenção Primária à Saúde da Umane com base no Ministério da Saúde mostram que devemos nos preocupar sim! Abaixo, os principais números sobre a Obesidade e sobrepeso nas capitais brasileiras.

  • 57,1% dos moradores das capitais estão com obesidade ou sobrepeso. Os dados são de 2021.
  • Entre os homens, o índice é de 59,9% e entre as mulheres, 54,7%.
  • A faixa etária de 45 a 54 anos é a que tem a maior prevalência do problema: 64%.
  • A incidência do problema também é maior entre aqueles com menos anos de estudo: 63% entre quem estudou de 0 a 8 anos, 55,8% entre quem tem 9 a 11 anos de estudo e 53,7% entre quem estudou mais de 12 anos.
  • Parte da explicação pode estar na má alimentação: 78,2% dos brasileiros das capitais não faz consumo recomendado de frutas e hortaliças. Este índice é ainda maior entre os menos escolarizados. Entre quem estudou de 0 a 8 anos, 82,1% não faz o consumo recomendado de frutas e hortaliças contra 70,7% daqueles que estudaram mais de 12 anos.
  • 8 em cada 10 brasileiros entre 18 e 24 anos não faz o consumo recomendado destes alimentos, faixa etária que menos consome alimentos saudáveis.


Obs. Consumo recomendado de frutas e hortaliças: Consumo de cinco ou mais porções diárias de frutas e hortaliças


 








Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)