Como a assinatura digital otimiza processos e reduz burocracias

Em Destaque
Por -
0
Fundador e CEO da Rupee, plataforma que agiliza tarefas fiscais, tributárias e contábeis, explica os benefícios da assinatura eletrônica nas rotinas de trabalho

 

Imagem: Freepik

 

Seguro, prático e rápido, o processo de assinatura digital de documentos veio para ficar. Essa tendência se fortaleceu durante a pandemia e traz grandes vantagens para as empresas, uma vez que dispensa o papel, vale tanto quanto uma assinatura física e ainda torna a gestão de documentos mais eficiente e ambientalmente mais sustentável.

 

"Com a adoção das assinaturas digitais, podemos agilizar documentações que precisam ser assinadas por mais de uma pessoa. Além disso, ao dispensar o uso do papel, pode-se arquivar tudo diretamente no servidor ou nuvem, o que conhecemos como tecnologia cloud, que aumenta a segurança das informações e também possibilita uma organização mais eficiente para o trabalho", explica Guilherme Baumworcel, CEO da Rupee, plataforma de tecnologia que gerencia e agiliza tarefas fiscais, tributárias e contábeis.

 

Além de agilidade, outra característica interessante das assinaturas digitais é o seu caráter tridimensional. Elas incorporam camadas de informação, indicando quem assinou o quê, quando, onde e como, reduzindo assim o risco de fraudes, já que, por meio de uma auditoria, pode-se obter uma trilha segura de metadados, com todas as informações do documento.
 

"Quase como uma impressão digital, esse tipo de assinatura é uma mensagem codificada única, que permite a vinculação do documento ao assinante e total integridade dos dados, garantindo às empresas muita segurança nos processos contratuais ", ressalta o CEO. Para isso, é necessário um certificado digital, que assegure a segurança das informações e a autenticidade dos assinantes.
 

Ao observar a importância dessa tecnologia, Guilherme aproveitou a parceria da Rupee com a Tezos, empresa global de blockchain que patrocina a McLaren, a RBR na Fórmula 1 e o Manchester United no futebol, para criar uma solução de assinatura digital baseada em blockchain e em smart contracts. "Essa inovação é mais uma solução do grupo Rupee, grande avanço para enfrentar as burocracias cotidianas, significa a utilização da tecnologia de ponta que pertence a web3, verde, ESG e de vanguarda", afirma o CEO.

 

Outra vantagem é que, com a praticidade de poder ser feita em qualquer lugar, a qualquer hora, pelo celular, notebook ou tablet, as assinaturas digitais dispensam não só o papel, como também taxas de envio dos documentos, o reconhecimento de firmas e a gestão de papeladas. "Tudo isso traz agilidade e diminui burocracia, otimizando o tempo das áreas de gerenciamento jurídico, contábil, fiscal, compras, compliance, entre outras mais diversas áreas das empresas", finaliza Baumworcel.

 






Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)