Governador Omar Aziz embarca para Brasília, onde vai pressionar pela votação da PEC da prorrogação da ZFM

Em Destaque
Por -
0
O governador Omar Aziz está embarcando no início da tarde desta segunda-feira, dia 17 de março, para Brasília (DF), onde pretende acompanhar de perto as negociações sobre a votação na Câmara Federal do Projeto de Emenda à Constituição (PEC) que prorroga os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM) por mais 50 anos. Ele viaja acompanhado do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e do superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira.

"Vamos conversar com as lideranças. Amanhã, nós vamos peregrinar na Câmara Federal para ver se a gente consegue colocar em votação na quarta-feira, em primeiro turno, a prorrogação da Zona Franca", disse o governador. Segundo ele, se não for votada agora, vai ficar difícil aprovar a prorrogação em outro momento, por diversos motivos. "Com os problemas que o Congresso está enfrentado e o fato de ser ano eleitoral, você tem que ter quórum qualificado, com um número suficiente para votar uma emenda constitucional. Se passar agora, nós vamos chegar num momento em que daqui a pouco começa a Copa do Mundo, vêm as convenções (partidárias) e aí você não consegue se reunir".

No entendimento de Omar Aziz, o momento agora é de articulação, já que a votação depende de decisão política e de entendimento entre a presidenta Dilma Rousseff e a sua base. "Eu acho que todo mundo já sabe os argumentos, o amazonense aqui já sabe e nenhum parlamentar que está lá desconhece a importância da Zona Franca. Essa questão é muito mais política do que argumentativa. É uma questão de entendimento entre as lideranças. É muito mais um esforço que o Governo Federal tem que fazer para que a base que dá apoio à presidenta Dilma possa colocar a PEC em votação".

De acordo com o governador, apesar das barreiras que a PEC está enfrentando para ser votada, ele vai insistir em marcar presença. Omar Aziz disse que chegou até a ser desencorajado a ir à Brasília pelo deputado federal Eduardo Cunha, líder do PMDB na Câmara, que disse que a emenda não será votada. "Eu tive uma conversa com o líder do PMDB na Câmara, o deputado Eduardo Cunha, que me disse – governador, não perca seu tempo de vir a Brasília. Mas eu vou perder esse tempo. Eu tenho que ir lá discutir. A PEC está há três anos lá e eu espero que a gente consiga convencer as lideranças da Câmara Federal e o Governo Federal".

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)