Governador em exercício, José Melo, defende integração entre os Estados em Workshop de Planejamento Estratégico para a região

Em Destaque
Por -
0
O governador do Amazonas em exercício, José Melo, defendeu nesta quarta-feira, 19 de março, durante a abertura do Workshop de Integração de Planejamento Estratégico dos Estados da Amazônia, a união entre os Estados da região Norte na busca por uma política comum de desenvolvimento regional. Ele também falou sobre os esforços que estão sendo realizados pelo Governo do Amazonas para criar alternativas econômicas à Zona Franca de Manaus (ZFM) e que garantam o desenvolvimento sustentável a médio e longo prazo do Estado.

O evento, que está sendo realizado entre esta quarta e quinta-feira, no Mercury Manaus Hotel, na avenida Mário Ipiranga Monteiro, zona centro-sul, reúne secretários de Planejamento dos Estados da região Norte e representantes de órgãos ligados à indústria, ciência e tecnologia. Na pauta está a construção de plano estratégico de desenvolvimento regional integrado para os próximos 30 anos.

Segundo José Melo, o plano estratégico do Governo do Amazonas leva em consideração o grande potencial do Estado em relação às suas riquezas naturais.  "Precisamos criar mecanismos e condições para que a gente possa ter linhas mestras de desenvolvimento, levando em consideração não apenas a Zona Franca, mas também o potencial econômico que o interior do Estado tem", disse.

Ele ressaltou, também, a importância do conhecimento científico para o melhor aproveitamento das riquezas naturais do Estado. "Temos que primeiro produzir o conhecimento necessário e depois criar as  tecnologias capazes de fazer – como a Petrobras  fez em Urucu – com que essas riquezas todas sejam exploradas de forma sustentável, gerando desenvolvimento e qualidade de vida para o nosso povo. Não dá mais para o Amazonas ter petróleo, gás e o maior potencial mineral do País, além de uma floresta com biodiversidade fantástica, com muita água e muito sol e ficar apenas no contemplativo", defendeu Melo, ao ressaltar o potencial natural do Estado para a indústria de medicamentos e de cosméticos.

O governador em exercício destacou que o Estado está construindo mecanismos com o objetivo de transformar o Amazonas no maior produtor de peixe de água doce do mundo, por exemplo. Também citou os esforços que estão sendo feitos para criar em Manaus uma indústria de fertilizante e gás-química. "O nitrogênio, o potássio, o fósforo estão aqui", disse José Melo, ao ressaltar que já há uma iniciativa voltada para a exploração do potássio a partir de uma empresa canadense que pretende instalar-se no Estado.

Entre os fatores primordiais da discussão do workshop, frisou José Melo, está a integração entre os Estados em torno de interesses comuns e a busca de alternativas econômicas sustentáveis à ZFM. "Nunca conseguimos construir uma política que seja comum a todos nós. Oitenta por cento dos problemas do Pará, Rondônia e Roraima são iguais aos nossos e as soluções, portanto, são as mesmas", defendeu. 

FOTOS: ROBERTO CARLOS/AGECOM

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)