José Melo elogia rumo das negociações entre governo federal e UE

Em Destaque
Por -
1

O vice-governador José Melo afirmou nesta segunda-feira (24) que se sente satisfeito com os rumos das negociações entre o governo federal e a União Europeia, que discutem em Bruxelas os mecanismos do regime tributário diferenciado da Zona Franca de Manaus (ZFM).


Melo lembrou que, ainda em dezembro, a União Europeia (UE) iniciou uma consulta à Organização Mundial do Comércio (OMC), na qual questionava supostas medidas fiscais que estariam ‘prejudicando’ o comércio de produtos estrangeiros com ‘ajuda proibida’ aos exportadores nacionais, o que na prática, teria valor discriminatório em relação às exportações europeias. Ele frisou que a UE é um dos principais parceiros comerciais do Brasil, absorvendo pouco mais de 20% de todo o volume exportado.

“Por isso, as dúvidas dos europeus em relação ao programa tecnológico e à Zona Franca precisam ser dirimidas. Tudo faz parte da estratégia de negociações que a presidenta Dilma Roussef nos adiantou, quando esteve em Manaus. Lembrando que, atualmente, os produtos fabricados aqui recebem isenção total do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), redução de até 88% do Imposto de Importação sobre insumos da indústria, diminuição de 75% do Imposto de Renda, além da isenção do PIS/Pasep e Cofins nas operações internas da área”, explicou o vice-governador.

A contestação da UE na OMC se refere principalmente ao Inovar-Auto, programa tecnológico do Brasil que prevê um desconto de até 30% no IPI para automóveis produzidos e vendidos no país. A ideia, de acordo com o governo federal, é que a medida estimule o investimento na indústria automobilística nacional, a qual estima que, até 2015, obtenha por meio do programa mais de R$ 50 bilhões em investimentos no setor.

Tags:

Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Jornalista Valdenor Ramios26/02/2014, 11:11

    esse é meu candidato ao governo do Am, nele o Am pode confiar

    ResponderExcluir
Postar um comentário