ENTREVISTA COM MAJOR BECKMAM: O DESAFIO DA SEGURANÇA PÚBLICA EM COARI

Em Destaque
Por -
10


Ontem a noite entrevistei o comandante da polícia em Coari, tive a percepção de estar diante de uma pessoa altamente comprometida com a segurança pública, um oficial de carreira que apesar do seu preparo superior, especialista em segurança pública que é, sabe falar a linguagem do povo e se comunicar com o cidadão que carece dos serviços de proteção do Estado, prova maior foram as constantes intervenções dos cidadãos através do telefone para o estúdio da Nova Coari FM enquanto ele concedia entrevista. Observei acima de tudo que o comandante que está há cerca de 01 mês no comando da Polícia Militar em Coari está determinado a combater a criminalidade que insiste em tirar a segurança dos cidadãos de bem, e a contribuir para a diminuição das ocorrências de roubos, furtos e violência na terra do Petróleo e do Gás Natural.


O novo comandante afirmou que os criminosos aproveitaram o momento de transição da troca de comando da polícia em Coari, para praticarem atos danosos à sociedade. Ele lembrou que quando assumiu o comando da polícia, não passou por uma transição normal e que também a polícia civil estava sem delegados na cidade: "Neste momento agora nós já temos um novo delegado, temos uma delegada, houve um esforço do poder público municipal em trazer com urgência eu também estava estimulando esta vinda das autoridades policiais, estamos na expectativa de chegar mais escrivães e investigadores para contribuir conosco e também uma tropa maior para que eu possa administrar a segurança pública melhor aqui" - afirmou o comandante da PM.

Major Beckmam afirmou também que ele se revolta enquanto cidadão com a maladragem, com a patifaria: "Eu aprendi falar bonitinho: 'É cidadão cliente'. O bandido vai lá e mente o tapa na cara dos outros, puxa arma, rouba, bate, joga da moto e tem que ser chamado de 'cidadão infrator'. Eu respeito a terminologia e entendo os termos técnicos mas eu entendo que uma pessoa que assalta, causa traumas, quando ele não tem o mínimo de dó e aponta uma arma de fogo, um terçado e rouba e furta o cidadão de bem, pra mim uma pessoa com este tipo de comportamento não é um cidadão comum, é um patife sem tamanho". Ele lembrou que apesar de ter conhecimento de aspectos psicológicos, sociológicos e outros detalhes na formação do ser humano, ele como comandante não pode passar a mão sobre quem usa de malandragem para cometer ilicitudes. "O cliente vai ter o atendimento conforme o merecimento, não vamos dar moleza para bandido" - afirmou o comandante.

Ele lembrou ainda que um mês foi o tempo suficiente para tomar pé da situação e que agora já mapeou os pontos mais críticos da cidade, o que vai poder possibilitar realizar o trabalho de repressão dentro da realidade do município. "Nós já reduzimos os índices de roubo. Não estou dizendo aqui que já eliminou-se porque temos conhecimento de focos de roubos que têm ocorrido, tem alguns patifes no meio dos moto-táxi clandestinos que fingem ser motoqueiros mas estão praticando roubos. Nós vamos ter que endurecer em cima dos moto-táxis, cadastrar de forma correta... Eu já vou verificar esta situação e identificar esta motocicleta de alguma forma que todo o povo fique sabendo que motocicleta ele vai pegar e não pegar mais os clandestinos" - informou Beckmam.

O comandante informou que ontem (03) ele estava desde a cinco da manhã se preparando para cumprir mandato de prisão e prendeu com o auxilio da polícia civil três bandidos perigosos na cadeia. Ao terminar a operação, e como ainda não estava concluído o trabalho, para fechar o trabalho ele pessoalmente procedeu a prisão de um criminoso conhecido como TOM, que vinha tocando terror, dando tiro nos bairros e aterrorizando a população.

Major Beckmam lembrou ainda que as autoridades em segurança pública no município estão se reunindo constantemente, que alguns presos de maior periculosidade serão removidos direto para Manaus, que adolescente infratores também deverão ser encaminhado para Manaus para devido acompanhamento com o apoio do Ministério Público e do Judiciário: "Nós já conversamos bastante, inclusive sensibilizando o Ministério Público e o judiciário daqui do município para ver se é possível mandar alguns adolescentes para ficarem internados em Manaus, aqueles adolescente que aparentemente não têm mais jeito, que está tarimbado e vive na delegacia, cortando, furando, roubando, matando... Estes tem que ser removidos aqui da cidade por que é necessário para uma medida sócio-educativa" - concluiu o Comandante da Polícia Militar. 


Tags:

Postar um comentário

10Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Desejo sucesso ao novo comandante mas, perdoe minha indignação, pois é rarissimo aqui em Coari haver uma abordagem em pessoas suspeitas na rua. Isso se faz em todo Brasil, pq nao em Coari? Também por lei, faca é arma branca, além de outros objetos e porque a Polícia nao faz abordagens proximos a locais de festas, onde muitos vão com este tipo de arma já com a intenção de praticar roubos e/ou homícídios e latrocínios. Porque a polícia permite que menores pilotem motos? Porque a polícia permite que motos sem placas transitem na cidade, pois é função dela sim e não do DETRAC este tipo de fiscalização. Em qq outro lugar do pais, se vc sai de moto sem placa, na primeira viatura vc já é obrigado a parar para justificar e apresentar documentação. Porque aqui não vale?? Se o Comandante está disposto mesmo a reduzir a criminalidade e por ordem nesta cidade, acho que este seria um dos caminhos...

    ResponderExcluir
  2. e vamo ver se as altoridade olhem pelo povo coarience

    ResponderExcluir
  3. Se as autoridades, principalmente a policial quer de fato colocar ordem na cidade de Coari tem quer fazer blitz constantemente nas ruas menos transitaveis, como por exemplo a rua cesario campelo e são francisco, entre outras...e tem que fiscalizar com muito rigor os motoristas, em especial os que dirigem motos, pois na maioria das vezes os acidentes são causados por menores...

    ResponderExcluir

  4. Considero o comando militar de alta competencia na segurança publica, em todo Brasil, mas aqui em Coari, deveria ter um destacamento maior, a cidade é muito violenta, pelo tamanho da cidade, as atrocidades que são cometidas aqui, passam bem perto de qualquer favela de capitais do sul e sudeste do pais, os acidentes aqui, são extremamente danificadores de corpos humanos, a morte considero alta, por causa da violencia. Parabens ao senhor que vem com vontade de mudar paradigmas desta pequena cidade, espero que tenha suporte para tal, hoje depois das 7 horas da noite, não tenho coragem de fazer caminhada, e muito menos quando eu ia as 5 horas da manhã. Tenho medo, vivo apreensiva, insegura, e trancada dentro de casa, NÓS COARIENSE NÃO MERECEMOS VIVER NUMA CIDADE TÃO VIOLENTA, NÃO PODEMOS MAIS PEGAR UM MOTOTAXISTA, NÃO SABEMOS MAIS QUEM SÃO ELES, E O TRANSITO CADA DIA MAIS PERIGOSO, ALTA VELOCIDADES E IMPRUDENCIAS O TEMPO TODO.

    ResponderExcluir
  5. SOLICITAMOS TAMBEM QUE NAS BLIT DE VEICULOS TAMBEM SEJAM ABORDADOS CARROS COM MENORES CONDUTORES, PQ ATÉ AGORA SO ABORDAM MOTOS COM MENORES. SENDO ASSIM MENOR PODE CONDUZIR VEÍCULO, SO PORQUE TEM CHANCE DE DIRIGIR UM CARRO? PRINCIPALMENTE SE TIVER TODO ESCURO?

    ResponderExcluir
  6. tudo nessa cidade esta sendo visto com preocupação. mas, o mais grave nestes momento são os menores que estão roubando, matando claro sempre com a cumplicidade dos maiores de idade.
    traga uma Febem para cidade.assim quem não tem pai e mãe em casa vai acha na cadeia de menores.

    ResponderExcluir
  7. Desejo sucesso a esse major..Espero ke melhore a cidade d coari, já ta mais do ker na hr de tomar uma providencia sério.. Não podemos mais sair para dar uma volta d moto na estrada cm nossos filhos, cm celulares ke corremos o riscos de ser asssaltados.. Uma coisa ke eu keria ke mudasse no brasil era essa lei para menores.. è por isso ke eles roubam, matam pork não tem lei p eles.. Eu fiko indignado cm uma coisa dessas.. Cada vez mais pessoas morrendo sendo assacinadas, pais de família sofrendo cm a perda de seus filhos e ninguém faz nada....

    ResponderExcluir
  8. Sucesso ao Major. No entanto, ele tem que explicar o porque do aumento da violência na cidade após sua chegada, fato que não ocorria com o antigo comandante. Não adianta falar que é preparado e coisa e tal, tem é que mostrar para o que ele esta aqui. Nossa cidade está cada dia mais violenta. O tráfico de drogas agora corre solto e ninguém faz nada. Tememos até em sair de casa, pois corremos o risco de ser assaltado ou então, quando voltarmos à nossa casa, talvez até ela já não esteja no lugar. Precisamos urgente de maior empenho da polícia para coibir e prender essas pessoas que não nos deixam mais aproveitar nossa cidade.

    ResponderExcluir
  9. O que a policia e as autoridades constituidas tem que fazer é tratar esses bandidos com muito rigor e de fato aplicar a LEI. a policia prende e de repente o bandido tem grana e a justiça manda logo soltar. nesse caso a policia tem mesmo é que atirar e depois perguntar ou se identificar...

    ResponderExcluir
  10. DESDE A TRANSFERENCIA DOS INVESTIGADORES QUE TRABALHAVAM COM CORAGEM NA DELEGACIA E DESDE QUE O INVESTIGADOR RAILSON MORREU AQUI EM COARI QUE NOSSA CIDADE VIROU UM CAOS, A BANDIDAGEM TOMOU DE CONTA, PRECISAMOS DE PESSOAS QUE QUEIRAM TRABALHAR COMO AQUELES QUE ESTAVAM AQUI
    VOCES ESTAO FAZENDO FALTA, NOSSO MUNICIPIO PRECISA DE VOCES, SAUDADE DA PAZ!!!!!

    ResponderExcluir
Postar um comentário