ANSIEDADE TEM TRATAMENTO

Em Destaque
Por -
0

Aproximadamente 24 milhões de brasileiros sofrem de ansiedade patológica e não apenas são ansiosos.
Embora a ansiedade não seja considerada pelos especialista uma doença e sim uma reação normal do organismo – quando ela passa a prejudicar o cotidiano das pessoas é necessário procurar ajuda de um profissional. Segundo o Instituto de Psiquiatria do Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), cerca de 12% da população sofre de ansiedade, ou seja, 24 milhões de brasileiros possuem ansiedade patológica e não apenas são ansiosos.
De acordo com o psicólogo do Hospital Nossa Senhora das Graças, de Curitiba José Roberto Palcoski a ansiedade pode ter alguns níveis e estar relacionada a algum fator ou não. “Todos nós temos ansiedade, e é normal e bom, pois ela nos move para concretização de nossos objetivos de vida, contudo se torna um problema quando começa a atrapalhar nossa rotina e nossas relações”, destaca. Alguns sinais podem ser percebidos no dia a dia, entre eles: sensação de aflição, agonia, impaciência e inquietação.
Existem diversos tratamentos psicoterápico para a ansiedade, sendo estes medicamentosos ou relacionados a alguma psicoterapia. “Para cada nível de ansiedade há uma forma diferente de realizar o tratamento – desde o trabalho frente o pensamento que cerca a situação ansiogênica, até a combinação de medicações e psicoterapia”, explica o psicólogo.
Entre os tratamentos que compõem as linhas da psicologia estão: psicologia analítica, Gestalt terapia, psicanálise, cognitiva comportamental, com técnicas de relaxamento, hipnose e o apoio social. “Poderíamos dizer que os principais tratamentos seriam o medicamentoso, orientado por médico psiquiatra em conjunto com psicoterapia individual e, ou grupo”, enfatiza.
Já o acompanhamento psicológico é importante, pois a ansiedade é um pensamento, uma sensação persistente – sendo o psicólogo o profissional capacitado e treinado para lidar com estas situações. “Desde o mapeamento de sua origem até a cura plena da situação”, explica Palcoski.
No tratamento psicológico a melhora pode ocorrer a partir das primeiras sessões, porém dependerá de cada paciente e, principalmente, do nível de ansiedade que ele esteja apresentando. “Em geral começamos a perceber as melhoras por volta da décima sessão. O mais importante é não parar a terapia, pois o mais comum é que durante o tempo em que o paciente permanece em terapia se mantém bem, mas se parar antes do momento, acaba tendo uma recaída e possivelmente pode não ter aprendido a lidar com as suas situações ansiogênicas”, explica o especialista.
Porém, não é necessário que o tratamento seja duradouro. “Assim que as situações se resolverem a terapia pode ser encerrada. Não queremos que as pessoas se tornem dependentes da terapia e sim, que durante a terapia, aprendam a lidar com suas situações conflitantes da forma mas natural possível”, ressalta Palcoski.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)