Detran-AM vai reforçar operações de trânsito durante feriado de Páscoa

Em Destaque
Por -
0

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) reforça as operações de fiscalização, a partir de quinta-feira (5), para garantir maior segurança à população durante o feriado prolongado da Páscoa. A operação 'Páscoa Doce e Feliz', que também envolve trabalho educativo, teve início nesta segunda-feira (2) e vai acontecer até o próximo dia 11 de abril com a entrega de folders educativos nas principais vias de Manaus com orientações de segurança aos motoristas.



Segundo a diretora do Detran-AM, Mônica Melo, a meta da operação é coibir crimes de trânsito, principalmente os relacionados à embriaguez. "O nosso objetivo é reduzir o número de mortes. Todo tipo de irregularidade será verificada, mas vamos, estrategicamente, focar na 'lei seca' e na direção sem habilitação, que têm sido nossos maiores índices de infrações", disse.

A campanha educativa no trânsito vai percorrer vias como a Avenida André Araújo, Grande Circular, Noel Nutels, Sete de Setembro, saídas para rodovias intermunicipais e a Ponte Rio Negro. A operação de fiscalização para verificar o cumprimento das leis de trânsito acontecerá em pontos estratégicos da cidade. Todos os motoristas abordados serão convidados a fazer o teste do bafômetro. Quem se recusar poderá ser punido administrativamente com multa de R$ 957,70 por dirigir sob suspeita de embriaguez e ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida, resultando na suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Mônica Melo afirma que há alternativas para evitar dirigir embriagado, a exemplo da campanha Amigo Legal, desenvolvida pelo Detran-AM e que incentiva grupos de amigos a escolherem uma pessoa para não ingerir bebidas alcóolicas e se responsabilizar pelo transporte dos demais. "Nossa meta é reduzir consideravelmente os acidentes por embriaguez no trânsito, intensificando a fiscalização e as campanhas de conscientização. O motorista pode evitar muitos transtornos se utilizar medidas seguras, como o Amigo Legal".

No feriado da Páscoa de 2011, as operações de fiscalização de trânsito efetuaram a apreensão de 54 veículos, 11 CNHs e seis documentos de porte obrigatório, totalizando 71 apreensões. Das 143 infrações cadastradas, 41 foram referentes a motoristas que dirigiam sem habilitação, 23 por permitirem que pessoas não habilitadas assumissem o volante e 17 por condução veículo com o licenciamento em atraso.

FOTOS: ROBERTO CARLOS


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)