Governo do Estado quer dobrar número de organizações sociais cadastradas até o fim ano

Em Destaque
Por -
0
          Com o objetivo de aproximar o poder público das demandas de movimentos sociais da capital e interior, o Governo do Amazonas pretende dobrar, até o fim deste ano, o número de entidades cadastradas pela Secretaria de Estado de Articulação de Políticas Públicas aos Movimentos Sociais e Populares (Searp), que atualmente acumula 476 cadastros. A informação é do titular do órgão, José de Farias, que presidiu, nesta segunda-feira (30), solenidade comemorativa do quarto ano de fundação da secretaria.
         De acordo com José de Farias, o cadastramento pode ser feito pela internet no www.searp.am.gov.br, ou pelo telefone 3236-6007. "Saltamos de 52 cadastros em 2010 e, este ano, chegamos a 476. Existem mais mil movimentos em todo o Estado", apontou. Por meio da formalização junto à Searp, José de Farias afirma que é possível atender demandas em diversas frentes através das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo Estadual.
         Em quatro anos de atuação, detalhou, a secretaria foi responsável por beneficiar mais de 450 mil pessoas através de convênios e contratos de repasse em níveis municipal, estadual e federal, que ultrapassam os R$ 4,4 milhões. "Só com as parcerias com o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), já entregamos tratores, caçambas, empacotadoras". Ainda este ano, por intermédio do ministério, serão entregues 13 casas de farinhas semi-mecanizadas em Autazes, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manaquiri, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Silves e Urucurituba, além da capital amazonense.
         Outra ação da Searp em planejamento é o programa de capacitação de dirigentes de conselhos municipais do interior, no segundo semestre, por meio de oficinas e cursos de gestão. Essa iniciativa já está em andamento para os conselheiros da área de saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Susam), com foco nos Fundos Municipais de Saúde, que devem ser criados ou regularizados até o dia 30 de junho.
         "Nosso trabalho é feito junto com os órgãos de todos os segmentos porque potencializamos as políticas públicas. Somos uma secretaria 'meio' e inédita em todo o país", enfatizou José de Farias. Ele também informou que, recentemente, o governo de Goiás procurou a Searp porque tem a intenção de criar uma instituição no mesmo formato.
 Entrega de certificados
          Durante a cerimônia de comemoração aos quatro anos da Searp, foram entregues os "Certificados de Participação Cidadã" a personalidades e lideranças de movimentos que "prestaram serviços relevantes e contribuíram para a consolidação da cidadania no Estado", informou José de Farias.
         Dentre os homenageados, estiveram membros das Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP), dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPD), da Assistência Social (Seas) e da Arquidiocese de Manaus. A certificação também foi dedicada à primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, que, na ocasião, foi representada pela titular da Seas, Regina Fernandes.
         Para Fernandes, que também recebeu o Certificado de Participação Cidadã, as parcerias firmadas com a Searp se mostraram importantes para a gestão da assistência social nos últimos quatro anos. "Nosso controle social é feito por quatro conselhos. Em todos eles, temos representação dos movimentos sociais", afirmou.



Fotos: Roberto Carlos / AGECOM

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)