Governador e parlamentares traçam estratégia para evitar prejuízos à ZFM

Em Destaque
Por -
0

         O governador Omar Aziz e os onze parlamentares da bancada do Amazonas vão manter pressão política em Brasília nos próximos dias para garantir competitividade à Zona Franca de Manaus (ZFM) diante da Medida Provisória 534, que desonera a produção de tabletes no Brasil. Na próxima terça-feira, Omar se encontra com a presidenta Dilma Roussesff e também deverá conversar com ministros para apresentar as propostas que estão sendo elaboradas junto com a bancada do Amazonas.
            Omar Aziz disse que vai pressionar com argumentos técnicos e também políticos. "Vamos discutir a questão técnica, mas também tem a questão política que tem de ser tratada politicamente e quem decide é ela (Dilma). A palavra final é dela". Omar disse que vai entregar à presidenta as propostas que estão sendo elaboradas em conjunto com senadores, deputados e a equipe de governo e dizer o que pode garantir competitividade à ZFM. "Não tenho dúvida de que ela vai retribuir os votos e a confiança depositada nela pelo povo amazonense".
            Na outra ponta, os 11 parlamentares da bancada vão atuar em bloco na Câmara e no Senado, por onde a MP irá tramitar nos próximos dias com o objetivo de incluir no texto emendas que garantam a competitividade ao Polo Industrial de Manaus (PIM). Uma das ideias é que na discussão sobre o Processo Produtivo Básico (PPB) do tablet, o Amazonas consiga ficar com a produção dos componentes (displays, placas-mães, carregadores, placas de rede).
            O PPB define etapas de produção de um bem que deverá ter uma quantidade mínima de componentes nacionais. Para garantir os incentivos fiscais, a indústria é obrigada a se comprometer em fabricar esses componentes no país. "Vamos tentar fazer emendas preservando a excepcionalidade da Zona Franca", disse o governador, que considerou produtiva a reunião de quarta-feira à noite com os oito deputados e três senadores do Amazonas, incluindo Eduardo Braga, que será o relator da MP 534 no Senado.
            Segundo o governador, o fato de Braga ter sido indicado para a relatoria será uma vantagem para as pretensões do Estado, no entanto  a pressão política e a discussão técnica terá que ser forte. "Ter um relator que conhece a matéria e pode nos ajudar. É um grande passo. A gente vai tentar também ter um aliado forte na Câmara".
            Somente após vencido o argumento técnico e político, o Estado deverá ir à Justiça contra a MP. "É necessário ter paciência e serenidade, não será com discurso inflamado que chegaremos lá. Estamos trabalhando tecnicamente, mostrando a necessidade e a importância de preservar a indústria brasileira. A MP do jeito que está não protege a indústria nacional".

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)