FCecon apresenta panorama de ações de prevenção ao tabagismo no Dia Mundial sem Tabaco

Em Destaque
Por -
0


        O Departamento de Prevenção da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) promove, nesta terça-feira (31), palestras alusivas ao Dia Mundial sem Tabaco, a partir das 9h, no auditório da fundação, no bairro Planalto, zona centro-oeste. Entre os temas abordados estão as ações de prevenção ao tabagismo, os ambulatórios municipais do tratamento para fumantes e "A Convenção - Quadro da OMS no Controle do Tabaco", tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a data.
        Embora o hábito do tabagismo esteja relacionado a vários tipos de câncer, um dos principais é o de pulmão que, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), deve acometer no Amazonas 290 pessoas este ano, 220 (75,9%) só na capital.
        Além disso, de acordo com dados da OMS, a "epidemia tabagística" deve matar, só este ano, cerca de cinco milhões de pessoas em todo o mundo pelo consumo de derivados do tabaco. De acordo com a organização, o tabaco é a segunda maior causa de mortes no mundo, perdendo apenas para a hipertensão, e é responsável por matar um em cada dez adultos da população mundial.
        No texto de "A Convenção - Quadro da OMS no Controle do Tabaco", que no Brasil foi editado e publicado pelo Ministério da Saúde, junto ao Instituto Nacional do Câncer (Inca), apresenta dados alarmantes. De acordo com a publicação, a estimativa é que, se a atual tendência de consumo for mantida nos próximos 30 a 40 anos, quando os fumantes jovens de hoje atingirem a meia-idade, a epidemia tabagística será responsável por 10 milhões de mortes por ano, sendo que 70% delas ocorrerão em países em desenvolvimento. No Brasil, são estimadas mais de 200 mil mortes ao ano decorrentes do tabagismo.
        O objetivo do tratado que gerou o documento é alertar a sociedade sobre a importância da orientação às gerações presentes e futuras das devastadoras consequências sanitárias, sociais, ambientais e econômicas geradas pelo consumo e pela exposição à fumaça do tabaco. Ele visa também proporcionar uma referência para as medidas de controle do tabaco a serem implementadas nos níveis nacional, regional e internacional, a fim de reduzir de maneira contínua a prevalência do consumo.
        O tratado confere obrigações legais aos seus participantes, que foram formalmente aceitas. Dentre elas, a proteção às políticas de saúde dos interesses da indústria do tabaco; a adoção de medidas de preço e taxação para reduzir a demanda do tabaco; a proteção às pessoas da exposição da fumaça do tabaco; regular o conteúdo dos produtos do tabaco; regular os rótulos e embalagens dos produtos do tabaco; alertar as pessoas sobre os malefícios do tabaco e banir propagandas, promoção e patrocínio da indústria do tabaco, oferecendo, ainda, ajuda às pessoas dependentes da nicotina, entre outros.
Mortes por exposição
        De acordo com o cardiologista e coordenador estadual do Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Amazonas, cardiologista Aristóteles Comte de Alencar Filho, a OMS criou o Dia Mundial Sem tabaco (31 de maio) em 1987 para chamar a atenção global para a epidemia do tabaco e seus efeitos letais. "A data proporciona oportunidade para destacar mensagens específicas para o controle do tabaco", disse. De acordo com ele, o uso do tabaco é a principal epidemia passível de prevenção que a comunidade de saúde deve enfrentar.
        Aristóteles destaca, ainda, que o tabaco não está relacionado somente com o câncer de pulmão, e sim com diversas doenças, como: infarto do miocárdio, acidente vascular encefálico, doença pulmonar, entre outras. "Das cinco milhões de pessoas que devem morrer este ano vítimas do tabaco, mais de 600 mil (cerca de 25% dessas serão crianças) morrerão pela exposição ao tabagismo passivo".


PROGRAMAÇÃO FCECON

09:30 às 10:00h  –  Abertura
10:00 às 10:30h – Panorama atual das Ações de Prevenção do Tabagismo, no Amazonas
(Enf. Marília Muniz Cavalcante de Oliveira - Chefa do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer da FCECON)
10:30 às 11:00h – Atuação da Vigilância no Controle do Tabagismo em Manaus                         (Dr. Varcily Queiroz Barroso – Diretor da Vigilância Sanitária em Manaus)
11:00 às 11:30h – Ampliação e Qualificação dos Ambulatórios do Tratamento para Fumantes na Secretaria Municipal de Saúde de Manaus - SEMSA
(Enf. Sonaira Castro do Vale –Diretora do Módulo Villa da Prata - SEMSA)

11:30 às 12:00h – A importância da Convenção-Quadro para o Profissional de Saúde                 (Dr. Aristóteles Comte de Alencar Filho – Médico Cardiologista e Coordenador Estadual do Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Amazonas)
12:00h - Encerramento (cofee brack)
Local: Fundação Cecon, Rua Francisco Orellana, Planalto, Zona Centro-Oeste.


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)