Profissionais de saúde da Região Norte conhecem novas técnicas de tratamento da tuberculose

Em Destaque
Por -
0
            Equipes multidisciplinares de saúde do Amazonas, Acre e Roraima que atuam no tratamento de pacientes com tuberculose iniciaram, nesta quarta-feira, 27, um curso de capacitação sobre os novos métodos de tratamento normatizados pelo Ministério da Saúde (MS). A iniciativa do Governo do Estado, que se estende até esta quinta-feira (28), é coordenada pela Fundação de Medicina Tropical (FMT-AM) através do Programa Estadual de Controle da Tuberculose.
            As técnicas mais recentes de combate à tuberculose consistem, essencialmente, no tratamento ao tipo multiresistente da doença, que é ocasionado pelo abandono precoce do tratamento. As capacitações da FMT-AM são voltadas a orientações sobre o acolhimento adequado e a nova combinação de medicamentos para os casos graves, informou a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Marlúcia Garrido.

            "Quando o bacilo da tuberculose se torna multiresistente o tempo de tratamento do paciente sobe de seis meses para 18 a 24 meses, além da garantia de cura cair", destacou. De acordo com dados da FMT-AM, o Amazonas registra a média de 2,6 mil casos da doença anualmente, dos quais 72% obtêm a cura devido ao tratamento adequado. O índice de abandono chega aos 10%, o que tem elevado a quantidade de pacientes multiresistentes.

            No encontro dos 35 profissionais da saúde - entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais psicólogos e farmacêuticos -, as melhorias na recepção e no encaminhamento de pacientes dentro das unidades de saúde também serão tema de discussão. "Além do enfrentamento à multiresistência, a ideia é estruturar os atendimentos e organizar os fluxos de pacientes dentro das unidades, tanto as básicas como as consideradas referência", completou Garrido.

            Além de servidores da FMT-AM, considerada referência nesse tipo de tratamento na rede estadual, participaram equipes da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Laboratório Central e das Policlínicas Cardoso Fontes e Comte Teles, pertencentes à rede municipal.

Multiresistência em HIV/Aids
            Estudantes, profissionais e especialistas da área da saúde estiveram presentes, nesta quarta-feira, ao I Simpósio sobre Manejo de Pacientes Multiresistentes em HIV/Aids organizado pela FMT-AM. Os debates giraram em torno de alternativas mais eficazes para o tratamento de pacientes quando o vírus apresenta resistência às medicações necessárias.

            Entre os métodos em pauta, a popularização do exame de genotipagem, disponibilizado pelo Laboratório de Biologia Molelular da FMT-AM, conforme defendeu o coordenador estadual do programa DST/Aids, Noaldo Lucena. "É um exame específico que analisa o grau de resistência do vírus no organismo humano, que proporciona um tratamento mais individualizado ao soropostivo".
            Segundo Lucena, a popularização do exame pode contribuir com o aumento da qualidade de vida do paciente ao permitir o maior rigor no esquema terapêutico de medicamentos. "Com a genotipagem, o médico pode otimizar a  seleção das drogas que inibem o HIV. A estrutura do nosso laboratório já faz do Amazonas o centro de referência em genotipagem em toda a região Norte atualmente", salientou.

Fotos: Alfredo Fernandes

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)