Operação Reveillon da Polícia Militar vai contar com mais de mil policiais

Em Destaque
Por -
5
A Polícia Militar do Amazonas preparou esquema especial para garantir a segurança nas festas da virada do ano. Segundo o comandante da PM, coronel, Dan Câmara, mais 1 mil policiais estarão envolvidos na Operação Reveillon, que vai atuar nos locais de festas organizadas pela Prefeitura de Manaus. A operação terá o apoio da Policia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran), Guarda Municipal, além de órgãos .



Segundo Dan Câmara, a PM aguarda apenas a definição pela Prefeitura de Manaus dos locais das festas da virada, que costumam acontecer em mais de um ponto da cidade, para definir a distribuição do efetivo. “Em cada evento vamos concentrar um contingente de 400 policiais e para garantir a tranquilidade à população vamos distribuir as equipes nas principais vias de acesso às festas”. A operação terá a participação dos Comandos de Policiamento Metropolitano e do Policiamento Especializado, formado pelo Rocam, Grupo Raio, Batalhão de Choque, Cavalaria, Canil e Ambiental.



Para atender a demanda de eventos, o comandante adiantou que será montada uma sala de Comando e Controle dentro do Centro Integrado Operações de Segurança (Ciops). “O comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Moisés e, comandante do Policiamento Especializado coronel Azamor estarão lotados na sala de Comando e Controle de onde terão uma visão geral das festas por meio das câmeras de segurança”. Ainda como parte da estratégia cada operação de segurança terá um comandante in loco para proporcionar mais celeridade às tomadas de decisões.



Nas áreas desprovidas de câmeras de segurança do Ciops, Dan Câmara assegura a utilização do sistema de monitoramento móvel que consiste no deslocamento de um caminhão que dispõe de seis câmeras instaladas de acordo com a necessidade. “As câmeras são interlidgadas ao Ciops e captam as imagens do perímetro local. Este recurso amplia a capacidade de monitoramento durante o evento”.



Balanço



Segundo o comandante, o maior desafio da Polícia Militar nesta época do ano é garantir a segurança em todas as festas que acontecem na cidade. No último sábado, dia 25 de dezembro, o Concerto de Natal promovido pelo Governo do Estado no Largo São Sebastião, reuniu cerca de 400 policiais militares que se distribuíram pelo centro cultural e no entorno.



“O público que esteve no concerto foi de, aproximadamente, 80 mil pessoas e como foram disponibilizados 30 telões nas ruas próximas ao teatro tivemos que potencializar a segurança dobrando o efetivo. O esforço trouxe resultados positivos, pois nenhuma ocorrência foi registrada no evento”. Dan Câmara acrescenta que o consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas nesta época do ano é um dos principais fatores de motivação da violência. “Grande parte dos homicídios acontecem dentro de casa, envolvendo parentes, além dos acidentes de transito causados pelo consumo excessivo de álcool e alta velocidade".



Ao fazer um balanço dos índices de violência registrados em 2010, o comandante afirma que houve redução do número de ocorrência de diversas naturezas em relação ao ano de 2009, além do aumento da produtividade policial. De acordo com ele, o levantamento realizado pelo Sistema de Informação Policial (Infopol) até o dia 21 de dezembro revela que em 2009 foram apreendidas 617 armas de fogo, em contrapartida, em 2010 foram 623 apreensões.



A pesquisa aponta ainda redução nos casos de tentativa de homicídio e lesões corporal. “Em 2009 foram 486 tentativas de homicídio contra 454 neste ano. Já de lesão corporal foram 9.093 casos e neste ano o Infopol contabilizou 8.802 casos de violência desta natureza”, conclui o comandante. Em relação ao tráfico de entorpecentes, o Polícia Militar apreendeu cerca de 400 quilos durante todo o ano de 2010.


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

5Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. ESSE ANO NAO VAMOS TER A FESTA DE FINAL DE ANO NO CENTRO DE CONVEÇOES, É QUE A PREFEITURA NAO PASSA POR BONS MOMENTOS E ESTAMOS COM DIFICULDADE DE DINHEIRO E POR ISSO NAO VAMOS PODER FAZER A FESTA.


    UM ABRAÇO A TODOS.

    ResponderExcluir
  2. OPERAÇÃO PRA PEGAR O CAGADO28/12/2010, 23:24

    QUERO VÊR QUANDO A POLÍCIA FEDERAL FIZER UMA OPERAÇÃO PRA PEGAR ESSE BANDIDO DESSE PREFEITO LADRÃO DO DINHEIRO DO POVO.

    ResponderExcluir
  3. O FIM DO ANO CHEGOU E MAIS UMA VEZ OS COARIENSES, PASSAM POR UM FIM DE ANO MUITO TRISTE, O NATAL E ANO NOVO SÃO DATAS QUE NÓS SERES HUMANOS NOS ARREPENDEMOS DAS COISAS RUINS QUE FIZEMOS DURANTE TODO O ANO QUE SE PASSOU, MAIS PARECE QUE COM O PREFEITO DA NOSSA CIDADE NÃO É ASSIM, POIS ELE NÃO FAZ NEM UM ESFOÇO, POIS HOJE É DIA 29 DE DEZEMBRO E NÃO SAIU NEM O PAGAMENTO DE NOVEMBRO DOS FUNCIONÁRIOS, SOU COARIENSE E TENHO MUITA VERGONHA DE DIZER QUE SOU DESSA CIDADE, QUE É TÃO RICA MAIS DE PESSOAS TRISTES, SOU COMERCIANTE E ME EMOCIONO MUITO QUANDO VEJO HOJE ADULTOS E CRIANÇAS PEDINDO O QUE COMER PARA SOBREVIVEREM, PESSO A DEUS ILUMINE TODOS .

    ResponderExcluir
  4. Caro Daniel quero fazer uma denuncia sobre o bingo que sera realixado nesta sexta feira.
    As pessoas que estão vendendo o bingo na praça saem na moto e o cidadão no carro as meninas na moto e ele no carro pow isso e uma sacanagem com a população se EU ganhar esse Bingo e o Carro ou a Moto não estiver 0km não so eu vou processar essas pessoas da associação viver com arte um abraços.

    ResponderExcluir
  5. APROVEITO PARA CONVIDAR A TODOS OS COARIENSE PARA PARTICIPAREM AMANHA DIA 30 NO ECO PARK UMA GRANDE CONFRATERNIZAÇAO, UMA FESTA ORGANIZADA PELO PREFEITO MUNICIPAL DE COARI, PARA COMEMORARMOS AS NOSSAS CONQUISTAS.

    UM ABRAÇO A TODOS.

    ResponderExcluir
Postar um comentário