JUTAÍ: INICIATIVAS QUE DÃO CERTO - PDA.

Em Destaque
Por -
4

Algumas iniciativas dão certo pela simplicidade e a aplicabilidade do investimento. Em Jutaí, um município localizado na margem direita do Solimões, a prefeitura está implantando com sucesso um programa arrojado no setor primário, denominado Programa de Desenvolvimento Agroflorestal – PDA. O investimento no setor primario pode trazer resultados positivos tanto para o município como instituição, quanto para os cidadãos.

As atividades desenvolvidas estão dando resultado, as sementes plantadas já floresceram e os primeiros frutos já estão aparecendo. O maior destaque é a lavoura nas áreas de várzea, onde as culturas de Abóbora, Milho, Feijão e principalmente Melancia estão com perspectiva de uma grande colheita. Segundo a estimativa da Secretaria de Produção de Jutaí e do IDAM, a previsão da colheita ultrapassará os 200.000 (duzentos mil) frutos, isto em plena safra. A imagem de barcos descendo com milhares de frutos, diariamente é uma demostração do sucesso do projeto.

Para a organização do Setor Primário, a Administração do Prefeito Asclepíades Costa, contratou Consultoria especializada para coordenar junto com os agentes locais as atividades. Nessa empreitada o maior parceiro do Município é o IDAM, onde a equipe de técnicos trabalham em harmonia dividindo as atividades. Outra iniciativa da prefeitura foi convidar empresários de Manaus para visitarem o município e conhecerem a grande produção. A forma como o projeto é desenvolvido pela prefeitura de Jutaí está levando os produtores a se comprometerem com um produção cada vez maior. Segundo o Agricultor João Vitor, do Paraná do Maricaua, com a garantia de venda da produção na cidade de Jutaí ele triplicará o plantio para o ano de 2010. 

Esse compromisso com os pequenos produtores se estende aos pescadores, manejadores de lago, extrativistas e agricultores da terra firme. Segundo o Consultor Ivo Barroncas, “a exuberância da natureza contrasta com a qualidade de vida dos amazônidas. A imagem idílica do caboclo que vive no paraíso tropical e nele quer permanecer, só tem correspondência com o mundo real na imaginação de quem vive longe daqui.” Pelo que tudo indica a ação do governo de Jutaí, vai ser copiada pelos demais municípios.

Postar um comentário

4Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Fico feliz em ler essa materia, já conheço o municipio e sei dos problemas politicos que o municipio tem vivido nos últimos anos. Espero que essa iniciativa venha melhorar a economia do municipio e a vida da população. Abraços Daniel...

    ResponderExcluir
  2. Conheci em Manaus o projeto PDA e as boas intençoes do prefeito Asclé e sua equipe. Gostei muito. Torço para dar certo. Talvez Jutai possar dar algum exemplo a esses prefeitos que vivem de escândalo em escândalo aí pelo interior, hein?

    ResponderExcluir
  3. Daniel, vi agora a pouco no Blogue da Floresta, que o Arnaldo falou que todo o dinheiro que ele recebeu foi em uma conta bancária R$ 280,00, que que tu achas? será que ao menos um leitor vai ascreditar?

    ResponderExcluir
  4. Se você tem Smart TV esse é o site www.tvdigitalnopc.com.br

    ResponderExcluir
Postar um comentário