VALE A PENA SABER

Em Destaque
Por -
0

Com cerca de 500 famílias visitadas, em 24 comunidades do município de Coari, distante 370 km de Manaus, o Instituto de Terras do Amazonas (ITEAM) conclui levantamento de campo da ação de regularização fundiária daquele município, no trecho de influência do Gasoduto Coari-Manaus.
Devido ausência dos posseiros no local e à falta de documentos pessoais, do total de famílias visitadas foram formalizados 317 processos fundiários, com vistoria dos lotes e levantamento cartográfico, para posterior emissão de documentos fundiários.
Os técnicos do ITEAM ministraram palestras sobre a função social da terra, expondo o objetivo da regularização fundiária e os benefícios da legalização da propriedade da terra.
Esta é a segunda de cinco etapas da ação de regularização fundiária na área de influência do trecho do Gasoduto. Na primeira, foram visitados os municípios de Anamã e Caapiranga sendo oferecidos os serviços de formalização de processos e vistorias a 256 famílias, em 15 comunidades.
Na vistoria do lote os técnicos do ITEAM identificaram dados relativos à ocupação, ao imóvel, à utilização econômica da área, benfeitorias existentes, levantamento de coordenadas e croqui de situação da área requerida.
Após este levantamento de dados, os cartógrafos realizaram a caracterização e plotagem da área para identificação do domínio do lote, se pertencente ao Município, Estado, União ou particulares.
Esta caracterização em campo permitiu maior agilidade na instrução processual e informação precisa da situação fundiária local. Como o caso das 45 famílias da comunidade Santa Maria do Igapó Grande, as quais acreditavam ocupar área já titulada, e que após caracterização foi identificada como área de domínio do Estado, passível de regularização fundiária.
Aos requerentes também foi concedido que o pagamento da taxa de formalização de processo seja efetuado na emissão do documento fundiário, pois a inexistência de agências bancárias em algumas comunidades tem prejudicado o andamento do processo de regularização.
Segundo o diretor-presidente do ITEAM, Aniceto Barroso, “nesta ação disponibilizamos todos os recursos técnicos do ITEAM nas atividades em campo, para dar maior celeridade ao processo fundiário, e regularizar o maior número de famílias no Estado, visando diminuir o déficit de regularização de terras no Amazonas”.
Esta ação faz parte do Programa de Compensações Ambientais e Desenvolvimento Sustentável das Comunidades da Área de Influência do Gasoduto, coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), e teve apoio da Prefeitura Municipal de Coari e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (IDAM).
A meta do governo Eduardo Braga é titular 3000 famílias na área de influência ao longo do trecho do Gasoduto Coari-Manaus até novembro deste ano, democratizando o acesso e o direito ao uso da terra em áreas de domínio do Estado.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)