DIA D CONTRA A MALÁRIA

Eledilson Colares
A doença tropical mais combatida no planeta, a Malária tem até um dia mundial. Dia 06 de novembro é dedicado à campanha de conscientização, combate e tratamento da doença transmitida por um mosquito. De janeiro a outubro de 2014 foram notificados, em Coari, 2.059 casos. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma redução de 10% no número de casos.
Malária ou paludismo é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos e provocada por protozoários parasitários do gênero Plasmodium. A doença é geralmente transmitida através da picada de uma fêmea infectada do mosquito Anopheles, a qual introduz no sistema circulatório do hospedeiro os microorganismos presentes na sua saliva, os quais se depositam no fígado, onde maturam e se reproduzem.


Este ano, no Amazonas, as ações no Dia D da Malária nas Américas foram antecipadas para o dia 05(quarta-feira). Aqui em Coari, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Gerência de Endemias e Fundação de Vigilância em Saúde/FVS realizará Atividades de Mobilização Social, das 8h00 às 12h00, no ginásio São José.
A malária manifesta-se através de sintomas como febre e dores de cabeça, que em casos graves podem progredir para coma ou morte. A doença encontra-se disseminada em regiões tropicais e subtropicais ao longo de uma larga faixa em redor do equador, englobando grande parte da África subsariana, Ásia e América.
O Estado do Amazonas ocupa, atualmente o 9º lugar na classificação de índice da malária, considerado um estado de alto risco. “Por isso a importância da mobilização para que procedimentos como nebulização de ambientes, notificação e medicação de pacientes sem implementados com amplo apoio popular”, destaca a enfermeira Fabíola Silva, da FVS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ANTES DE ROUBAR COMÉRCIO FORAM PRESOS EM COARI

ELE APONTAVA ARMA NA CABEÇA DE CRIANÇAS PARA CONSEGUIR O QUE QUERIA NOS ASSALTOS QUE FAZIA

DE COARI, EM MANAUS ELE MATOU OS PATRÕES À MACHADADAS