DIA D CONTRA A MALÁRIA

Em Destaque
Por -
0
Eledilson Colares
A doença tropical mais combatida no planeta, a Malária tem até um dia mundial. Dia 06 de novembro é dedicado à campanha de conscientização, combate e tratamento da doença transmitida por um mosquito. De janeiro a outubro de 2014 foram notificados, em Coari, 2.059 casos. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma redução de 10% no número de casos.
Malária ou paludismo é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos e provocada por protozoários parasitários do gênero Plasmodium. A doença é geralmente transmitida através da picada de uma fêmea infectada do mosquito Anopheles, a qual introduz no sistema circulatório do hospedeiro os microorganismos presentes na sua saliva, os quais se depositam no fígado, onde maturam e se reproduzem.


Este ano, no Amazonas, as ações no Dia D da Malária nas Américas foram antecipadas para o dia 05(quarta-feira). Aqui em Coari, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Gerência de Endemias e Fundação de Vigilância em Saúde/FVS realizará Atividades de Mobilização Social, das 8h00 às 12h00, no ginásio São José.
A malária manifesta-se através de sintomas como febre e dores de cabeça, que em casos graves podem progredir para coma ou morte. A doença encontra-se disseminada em regiões tropicais e subtropicais ao longo de uma larga faixa em redor do equador, englobando grande parte da África subsariana, Ásia e América.
O Estado do Amazonas ocupa, atualmente o 9º lugar na classificação de índice da malária, considerado um estado de alto risco. “Por isso a importância da mobilização para que procedimentos como nebulização de ambientes, notificação e medicação de pacientes sem implementados com amplo apoio popular”, destaca a enfermeira Fabíola Silva, da FVS.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)