Braga negocia ajustes em MP que barateia de passagem aérea em rota regional

Em Destaque
Por -
0
O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB/AM), se reuniu nesta quinta-feira (06/11) com o relator da Medida Provisória 652/2014, senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA), para discutir pontos do texto que deverá ser votado pela comissão especial que analisa a matéria. A MP cria o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional que, entre outras medidas, deverá baratear o preço das passagens áreas de rotas regionais.

A votação do texto está prevista para a próxima terça-feira (11) e precisa ser aprovada pelos plenários da Câmara e Senado até o dia 24 deste mês. Segundo Braga, que é autor do projeto de lei 173/2014, sobre o mesmo tema, a MP irá não só permitir a criação de novas rotas regionais, como também baratear o preço das passagens por meio de subsídios oferecidos pelo governo federal. Os recursos para pagamento desses subsídios deverão sair do Fundo Nacional da Aviação Civil. O governo defende o subsídio de até 50% dos assentos das aeronaves, limitado ao máximo de 60 assentos.


“O plano apresentado pelo governo federal é muito bom e pode resolver o problema de deslocamento de populações de regiões distantes, especialmente da Amazônia, por via aérea. Consideramos importante a definição de um número de assentos para estimular as empresas aéreas a investirem na região e evitar o pagamento de subsídios de assentos não utilizados”, disse o líder do governo.

Atualmente, na Amazônia, a maior parte dos deslocamentos da população é feita por barcos, em viagens que duram dias e até semanas. Presente na reunião, o presidente da Azul Linhas Aéreas, Antonoaldo Neves, apresentou ao relator da MP o desenho das rotas existentes na região, a demanda atendida atualmente e a expectativa de aumento de passageiros com o subsídio.

Aeroporto regional

Uma das mudanças incluídas por Flexa Ribeiro no relatório foi a definição de aeroporto regional. Segundo o que foi sugerido no texto, aeroporto regional (ou aeródromo) é aquele com baixa densidade de tráfego, que movimenta até 600 mil passageiros por ano. Para aeroportos localizados na Amazônia Legal, o critério é diferenciado. O senador sugere a movimentação de até 800 mil passageiros por ano.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)