Bacalhau da Amazônia é classifica​do no Fórum Social Temático como o melhor exemplo de desenvolvi​mento sustentáve​l

Em Destaque
Por -
0

O Bacalhau da Amazônia foi classificado como o melhor exemplo de alternativa para o desenvolvimento sustentável em seminário que tratou sobre o tema no Fórum Social Temático (FST), que acontece desde o dia 24 de janeiro (terça-feira) e segue até o próximo dia 29 (domingo), em Porto Alegre. A informação é da reportagem veiculada no programa a Voz do Brasil.



O secretário de Estado da Produção Rural, Eron Bezerra, foi um dos palestrantes no seminário "Desenvolvimento Sustentável: Modelo Alternativo na América Latina". "É preciso usar os recursos naturais de forma manejada para que se possa usar hoje e amanhã também, preservando os recursos naturais para que a geração do presente não seja responsável pelo desastre do futuro", resumiu.



O Bacalhau da Amazônia foi apresentado durante o segundo dia do Fórum Social Temático. Eron Bezerra explicou que, além de gerar emprego e renda a partir do pirarucu manejado, o projeto da primeira indústria de bacalhau da América do Sul aumentou a renda dos pescadores e o lucro será dividido entre eles. Além do peixe processado, foram apresentados temas como o melhor uso da terra para a produção de grãos, uso de energia alternativa e segurança alimentar.



Para o secretário do Fórum em São Paulo, coordenador da mesa de debates, Valter Pomar, a discussão é uma forma de tornar a América Latina soberana. "Há uma preocupação de não ser polo passivo na discussão", afirmou.



No debate, o Brasil adiantou a discussão sobre propostas que o governo brasileiro deve levar para a Rio+20, a conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, que vai ocorrer em junho no Rio de Janeiro. O objetivo é estipular as metas sociais para serem cumpridas até 2030.



O FST se inscreve no processo do Fórum Social Mundial e será uma etapa preparatória a Cúpula dos Povos na Rio+20. Representantes do Brasil, Argentina, Venezuela e Paraguai participarão do seminário.

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)