MAQUIAVEL E COARI: DA INSATISFAÇÃO POPULAR

Em Destaque
Por -
6


Observando a peculiaridade da insatisfação popular em cada rua, esquina e casas de Coari me chamou a atenção o quanto tão rápido isto aconteceu e quais poderiam ser o desdobramento disto. É claro, que aqueles que de alguma forma ou de outra usufruem das benesses do novo governo se assentam no comodismo e na satisfação de quem é beneficiado: e estes são minoria. A grande maioria vive e experimenta as maiores dificuldades da realidade do novo governo.

Envolto no nevoeiro de pensamentos, eis que surge lentamente a figura do escritor florentino, que se debruçou sobre a realidade política de seu tempo, escrevendo o maior tratado de todos os tempos sobre o que é política. Ele fala sobre um governo novo, um novo governante, característica onde se enquadra a atual gestão de Coari. Lembra Maquiavel que mesmo sendo novo o governo, não sendo de fato “ele de todo novo; se ele surge de um principado maior... as alternâncias resultam, acima de tudo, de uma natural dificuldade”. É fato, pensei que dificuldades existem em todos os governos, mesmo assim insisti em entender a dificuldade peculiar de um novo governo.

Foi quando entendi o que disse Maquiavel que “acreditando em melhorias, os homens facilmente substituem o governante”. Foi exatamente o que aconteceu em Coari. A expectativa motivada por ambições particulares motivou a mudança. A ilusão de um governo justo, livre e progressista motivou a ideologia dos mais incautos que acreditaram de fato em um governo melhor. Lembrou-me o escritor: “Mais tarde, por experiência, compreenderão que a sua situação deteriorou-se”. De fato isto aconteceu em Coari. A deterioração foi de prédios públicos às políticas, de programas aos salários, das ações à gestão pública... Em um ano, pela observação, percebe-se que nada avançou em Coari. Pouco tempo para quem usufrui, muito para quem sofre. A insatisfação veio daí, da “ilusória crença que os fez pegar em armas” para mudar um governo, por um que não correspondeu aos seus anseios.

Qual o desdobramento disto? É o que se vê

Primeiro, segundo o escritor florentino, o novo governante terá “como inimigo (adversário) todos os que lesastes ao ocupares o principado”. E no caso de Coari não foram poucos os demitidos imediatamente, os concursados que tiveram os seus direitos subtraídos, os que de forma direta ou indireta sofreram outro tipo de retaliação.

Segundo, “tampouco poderás consolidar a amizade daqueles que abriram-te o caminho, pela impossibilidade de recompensá-los do modo que esperavam sê-lo e pela gratidão que impedirá que adote contra eles remédio mais fortes” – disse Maquiavel. E foi esta a “sinuca de bico” que causou a queda da popularidade do governo de Arnaldo neste 01 ano. Assim, os aspectos do novo governo, ficam marcados pela experiência de uma insatisfação difícil de ser contornada.

Assim, mesmo que Arnaldo e seu grupo de assessores tentem negar, a realidade é esta e para mudar será preciso muita maestria. Há quem diga ser impossível isto acontecer, outros não são tão pessimistas assim.  Passando a largo deste debate, o fato da rejeição é tão claro, que brilha como sol ao meio dia. Para quem está no governo, há uma clara tentativa de colocar nuvens entre a realidade e os que eles imaginam ser real. Mesmo assim, havendo nuvens no céu do meio dia, o sol permanece lá. Havendo todo o tipo raciocínio e especulações para negar a rejeição ela é tão real como este sol.

LEIA MAIS:MAQUIAVEL E COARI: A PERMANÊNCIA E A ALTERNÂNCIA DE GOVERNANTES DO MUNICÍPIO



DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

6Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Daniel,o governo nao consegue se quer manter a estrutura já encontrada,nao paga nem os funcionários,está devendo:dois décimos,setembro 09,setembro 10,etc.... isso cria uma bola de neve pois quem nao recebe nao compra,resultado;falencia etc..
    Imagine se o governo tivesse que pagar beneficados dos programas sociais como:2000 jovens,dc rural...etc...

    ResponderExcluir
  2. o que falta para esse municipio, é povo parar de reclamar e tomar alguma atitude, ja viram que so reclamar nao adianta, vao pra rua, tiram esse prefeito, vcs colocaram entao podem tirar, pensam que o brasil ja tirou um presidente (collor), pq nao tiram um prefeitinho, parem de reclamar povo de coari e vao a luta vcs conseguem.

    ResponderExcluir
  3. e oprofessor. alves nao recrama. ele vai pra vereador.aguander...

    ResponderExcluir
  4. O anonimo é feliz quando retrata o Collor de Melo o adail tambem foi assim, pior vimos as malas com muito dinheiro no foro de uma casa nenhum presta.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de chamar á atenção de todas as autoridades de bem de Coari, dever com a máxima urgência, o que o Sec. Adjunto de Infra-estrutura Rural, Isaque Lima, ele é tão cara de pau que está enchendo a calçada na 02 de Dezembro, de boxes, e uma churrascaria nos fundos da Esc. Bereano, pois então senhores vereadores e Sec. de Obras, veja o q esse inconsequente está fazendo, nem xamo + á atenção do Prefeito, pos esse nem sabe qdo dorme.........Por falar no prefeito, ele enganou até Jesus, + esse era um assessor lá d Duque d Caxias, o rapaz se sentiu traido e enganado...........

    ResponderExcluir
  6. De fato Daniel Maquiável existe e escreveu várias forma de governar, mas quem governou Coari/AM por quase 9 anos não foi o Prefeito Arnaldo, mas o grupo do Ex-Prefeito Adail, que recebeu mais de R$ 1.000.000.000,00 (um bilhão de reais) e não teve a competência de gerar um emprego fora da Prefeito, e ainda deixou a Prefeituras um caós.

    Por outro lado, se tem insastifação como o ilustre Cientista Político coloca é porque o povo ainda vive na escuridão religiosa, educacional, cultural, espiritual criada pelos que governaram Coari/AM e não educaram o povo reinvindicar seus direitos.

    Daniel os tempos são outros, até para ser político no mundo comtemporâneo brasileiro, a pessoa tem que está com a FICHA LIMPA, e isso Maquiável não escreveu.

    Ao anônimo que escreveu 5:23 PM dizendo:

    "e oprofessor. alves nao recrama. ele vai pra vereador.aguander..."

    Só tenho a dizer: Melhore seu voto e não vote em FICHA SUJA, pois o seu voto vai para o lixo.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
Postar um comentário