HEMOAM convoca doadores para abastecer estoque crítico

Em Destaque
Por -
0
O HEMOAM convoca doadores de sangue para regularizar estoque de bolsas que está em situação crítica antes do feriado prolongado da Semana da Pátria. O número de candidatos que tem comparecido para doar sangue está 50% abaixo do ideal. De acordo com a direção, são necessárias cerca de 200 doações diárias para manter o estoque visando o atendimento de 100% das unidades hospitalares.



A convocação abrange todos os tipos sanguíneos, em especial o “O” positivo e todos com fator Rh negativo. O Vampirão estará em campanha nesta quinta-feira (2), na Uninorte I, localizada na Aavenida Joaquim Nabuco, S/N, Centro. Na sexta (3), a campanha com a unidade móvel será na Praça da Matriz.



A diretora presidente em exercício do HEMOAM, Uildéia Galvão, informa que a queda no número de doadores vem se estendendo desde a semana passada. “Tanto que incrementamos as estratégias, com coletas externas com o Vampirão e, também, convocamos doadores por telefone e e-mail. Porém, não estamos conseguindo obter o resultado desejado. Podemos ter o cancelamento de cirurgias eletivas visto às altas demandas. Pedimos ajuda da população”, destacou.



Além da convocação por telefone e email, o Hemoam está disponibilizando o Vampirão no Centro durante o período da manhã, visto que, à tarde, o calor não está permitindo que haja doadores em quantidade razoável. “Acreditamos que isso possa ser um dos fatores para a baixa adesão à doação de sangue”, disse Uildéia. A Fundação tem utilizado, ainda. carro de som para chamar doadores. “Estamos abordando todas as estratégias, utilizando mídias como twitter, orkut, emails pessoais. Contamos com o apoio da mídia em geral. O Grupo de Apoio a Pacientes Raio de Sol e as associações de pacientes também estão na luta para que possamos continuar atendendo todas as demandas por bolsas de sangue”, lembrou a diretora.



Para doar, a pessoa precisa ter entre 18 e 65 anos, pesar 50 quilos ou mais, e estar com boa saúde. É preciso também estar bem alimentado. A doação só pode ser efetuada com a apresentação de documento de identidade com foto (RG, carteira de motorista, carteira de trabalho, etc.). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo HemoSac, no telefone número 0800-285-0220. Neste canal de comunicação também poderá ser agendado o dia, hora e local para doação de sangue.



SERVIÇO:

UNIDADE MÓVEL, O “VAMPIRÃO”

QUINTA-FEIRA (02/09): Uninorte I – Av. Joaquim Nabuco, s/n – Centro – Das 8 às 12 horas e de 15 às 21 horas;

SEXTA-FEIRA (03/09): Praça da Matriz – Centro – Das 8 às 12 horas;



UNIDADES DE COLETA

Onde doar:

Sede do Hemoam – Av. Constantino Nery, 4397 – Chapada (ao lado do Vivaldão). De segunda a sábado de 7h30 às 18 horas.

Posto Avançado de Coleta na Maternidade Ana Braga – Alameda Cosme Ferreira (Zona Leste), Bola do São José, de segunda à sexta, de 8 às 17 horas.


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)