Feriado no Dia do Evangélico

Em Destaque
Por -
0
Lei foi promulgada no Chile

Com a assinatura da presidente da República, Michele Bachelet, e a participação de bispos e pastores de diferentes igrejas evangélicas e protestantes, foi promulgada na sexta-feira, 10, a lei que estabelece o Dia Nacional das Igrejas Evangélicas e Protestantes, comemorado em 31 de outubro, como feriado no país.

Em ato ocorrido no palácio de La Moneda, a presidente expressou que "a tarefa do Estado é proteger a liberdade de culto e garantir a atividade das igrejas no marco da Constituição. Alegra-nos que o Congresso tenha aprovado este corpo legal e, embora alguns assinalem que a aprovação de um novo feriado represente um importante custo ao país, veremos como compensá-lo, porque entendemos que se trata de um ato de justiça".

Segundo Bachelet, o Chile deu um passo adiante "ao assegurar a igualdade e a liberdade de culto nos hospitais públicos e nos centros carcerários". Somado a isso, disse a mandatária, este ano o país realizou um enorme avanço ao estabelecer os capelães evangélicos nas Forças Armadas.

A presidente recordou a figura e a contribuição do bispo Raimundo Valenzuela Arms, bispo emérito da Igreja Metodista do Chile, que faleceu no dia 28 de setembro, nos Estados Unidos, aos 92 anos de idade. Bachelet referiu-se ao bispo como pastor, professor universitário, fundador de obras sociais e estudantis e também como homem comprometido com os direitos humanos.

Através do Comitê Pró Paz, junto ao cardeal Raúl Silva Henríquez e o bispo luterano Helmut Frenz, e muitos outros, Valenzuela Arms defendeu com força o direito à vida de todos. "Estou certa de que ele estaria muito contente no dia de hoje de poder compartilhar esta grande alegria com o povo evangélico".

A lei 20.299 foi promulgada depois de dois anos de discussões entre o Poder Legislativo e os líderes do povo evangélico protestante. O projeto foi aprovado por unanimidade por ambas as câmaras, estabelecendo o Dia Nacional das Igrejas Evangélicas e Protestantes como feriado.A iniciativa foi dos deputados Enrique Accorsi, Marcos Espinoza, Carlos Jarpa, Fernando Meza, Alberto Robles, Alejandro Sule e Samuel Venegas. 

A data escolhida é significativa para as igrejas evangélicas e protestantes, uma vez que elas relembram as 95 teses que o reformador Martinho Lutero pregou na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, em 31 de outubro de 1517. Essa ação do monge da Ordem dos Agostinianos deu início à Reforma protestante.

Fonte: Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)