Banco do Nordeste abre exposição com artistas baianos

Em Destaque
Por -
0
Tela Iroko da artista Ani Ganzala que compõe a exposição Banco
do Nordeste Novas Aquisições Bahia

Salvador (BA), 12 de janeiro de 2023 - O Banco do Nordeste lança nessa sexta-feira, 13, às 18h30, aa exposição Coleção Banco do Nordeste Bahia: Novas Aquisições, no Palacete das Artes, no bairro da Graça, na capital baiana. A mostra apresenta trabalhos de oito artistas baianos e integra as comemorações dos 70 anos da instituição, comemorado no dia 19 de julho.

Os trabalhos dos artistas Adriano Machado, Gliceria Tupinambá, JAMEX, Ani Ganzala, Helen Salomão, Tiago Sant'Ana, Kauam Pereira e Ìyá Boaventura serão incorporados à Coleção Banco do Nordeste e permitirá às obras o diálogo com outros acervos e, principalmente, o acesso público à arte produzida na Bahia durante as últimas décadas.

 

A partir de diferentes linguagens como a fotografia, pintura e performance, as obras tratam de temas relacionados às questões raciais, políticas de afirmação, rituais e festas, além de sublinhar a potência da nova produção artística do Estado. Na abertura, a artista Val Souza fará uma performance musical denominada Can you see it?. Com um carrinho luminoso de isopor como um sound system ambulante, ela oferece bebidas e dança como um baile ambulante.

 

BNB Cultural - O circuito de artes percorre todos os estados de atuação do Banco do Nordeste, que abrange o Nordeste, norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. As obras que compõem a mostra foram adquiridas e incorporadas ao acervo geral da instituição, composto por 1.210 peças de arte, 85% delas de autores regionais.

 

A história do BNB se interrelaciona com os caminhos da arte nordestina e, por consequência, com a criação do Nordeste, tanto no sentido geográfico quanto cultural. Segundo uma das curadoras da exposição, Jacqueline Medeiros, o investimento na aquisição de obras de arte nordestinas é uma demonstração de fomento direto à produção artística e à construção de uma narrativa sobre a arte brasileira.

 

O acervo do Banco está catalogado e patrimoniado em sistema, de acordo com as normas museológicas. As obras de arte que não estão em exibição, são acondicionadas na sede do Banco do Nordeste Cultural em Fortaleza (CE).

 

SERVIÇO:

Abertura da exposição Coleção Banco do Nordeste Bahia: Novas Aquisições

Local: Museu Palacete das Artes, Rua da Graça, 248, Graça, Salvador (BA)

Data: 13/01/2023

Horário: 18h30Visitação: até 05 de março de 2023Dias e horário: terça a sábado, das 13h às 18hEntrada franca

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)