Você sabia que beneficiários do Auxílio Brasil precisam realizar consultas a cada seis meses?

Em Destaque
Por -
0

Essa é uma das condicionalidades que o Governo Federal exige para garantir a permanência dos usuários no programa


Divulgação / Semsa

Os beneficiários do programa Auxílio Brasil, que substituiu o Bolsa Família, precisam realizar pelo menos um acompanhamento, a cada seis meses, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Essa é uma das condicionalidades que o Governo Federal exige para garantir a permanência dos usuários no programa.

A chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Lia Ferreira, esclarece algumas dúvidas recorrentes sobre o assunto.

Quem deve realizar o acompanhamento?

Crianças menores de 7 anos de idade devem ser levadas para avaliação nutricional (peso e altura) e atualização do calendário básico de vacinação. Mulheres de 14 a 44 anos de idade são avaliadas de forma integral, incluindo peso e altura e se há necessidade de atualizar o exame preventivo. Gestantes devem manter em dia as consultas de pré-natal.

Como ter acesso a esse serviço nas UBSs?

Os beneficiários do Auxílio Brasil que possuem um dos grupos citados em seu núcleo familiar devem buscar a UBS mais próxima e informar na recepção que deseja realizar o acompanhamento de saúde do programa. É necessário apresentar RG, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), e caderneta de vacinação para crianças e cartão do pré-natal para grávidas.

Endereços e horários podem ser acessados no link semsa.manaus.am.gov.br/localizacao-das-unidades-de-saude/.

Já fiz o acompanhamento este ano, tenho que fazer de novo?

Sim, o acompanhamento deve ser feito duas vezes ao ano da seguinte forma: uma vez na primeira vigência (de janeiro a junho) e uma vez na segunda vigência (de julho a dezembro).

Se eu não cumprir o acompanhamento, meu benefício será cancelado?

De imediato, não. A Semsa repassa os dados do acompanhamento em saúde ao Ministério da Cidadania, órgão responsável por determinar se o benefício será cancelado ou não, levando em consideração outros requisitos exigidos nas áreas de Assistência Social e Educação.

Quem deixou de buscar a UBS na vigência anterior, deve mesmo assim cumprir o acompanhamento na segunda vigência, e evitar que a situação fique irregular por mais de duas vigências.

Dados

No segundo semestre deste ano, a Semsa espera realizar o acompanhamento de 254.695 benefícios do Auxílio Brasil em Manaus, sendo 81.987 crianças e 172.708 mulheres. Até esta segunda-feira, 17/10, 72.292 beneficiários atualizaram o procedimento, sendo 11.080 crianças e 61.212 mulheres.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)