Rússia é banida do Swift; saiba o que é o sistema

Em Destaque
Por -
0
A Rússia foi excluída do sistema financeiro Swift por causa da invasão à Ucrânia. O anúncio foi feito pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante coletiva neste sábado (26.fev.2022).

Swift é a sigla de Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais –Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication, em inglês. É um sistema de mensagens criado por bancos de vários locais do mundo em 1973 para permitir a troca de moeda entre diferentes países de forma rápida e segura.

Criado há quase 50 anos, o Swift ainda é o sistema mais usado pelos bancos para a realização de transferências internacionais. Por isso, é fundamental para o fluxo dos pagamentos transfronteiriços e do comércio internacional.

O Swift reúne mais de 11.000 instituições financeiras de mais de 200 países e processou cerca de 42 milhões de pagamentos e transações financeiras por dia em 2021. O volume de operações cresceu 11,2% em relação a 2020 e segue em ascensão. Em janeiro de 2022, foram em média 46,3 milhões por dia e 21,1 milhões delas foram realizadas na Europa, no Oriente Médio e na África.

Rússia
Segundo a Associação Nacional Russa do Swift, a Rússia tem o 2º maior número de usuários do Swift, atrás apenas dos Estados Unidos. Cerca de 300 bancos russos estão no sistema de pagamentos e transferências internacionais. São as principais instituições financeiras do país.

Portanto, a exclusão da Rússia do Swift pode impactar a economia russa, dificultando o fluxo internacional de dinheiro e o comércio exterior do país. A medida também foi cogitada em 2014, quando a Rússia anexou a Crimeia. Àquela época, a sanção poderia reduzir o PIB (Produto Interno Bruto) russo em 5%, mas não saiu do papel.

A exclusão do país do Swift é uma sanção mais dura do que as já anunciadas, que não impediram o avanço das tropas russas no território ucraniano. Contudo, ainda não há consenso sobre o assunto, porque a medida também afetaria a economia de outros países, como os que dependem do petróleo e do gás natural russo.

Alternativas
A Rússia, no entanto, parece ter alternativas a expulsão do Swift. O país criou o próprio sistema de pagamentos depois de ter sofrido essa ameaça em 2014. É o SFPS –de System for the Transfer of Financial Messages, Sistema de Transferência de Mensagens Financeiras, em português–, usado por mais de 400 bancos russos e estrangeiros.

Além disso, o presidente russo, Vladimir Putin, mantém boa relação com a China, que criou o próprio Sistema de Pagamento Interbancário Transfronteiriço, o CIPS, de Cross-Border Inter-Banking Payment System.

A aplicação ou não da sanção dependerá dos países, porque o Swift adota uma postura de “estrita neutralidade” no cenário internacional. Por isso, o Swift adota um padrão de governança e supervisão internacional e pede que seus acionistas elejam um conselho de administração composto por 25 conselheiros independentes.

Um dos integrantes do atual conselho de admnistração do Swift é o presidente do conselho de administração da Central de Compensação de Contrapartes da Rússia, Eddie Astanin.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)