Braga fixará percentual para financiar a saúde pública em relatório

Em Destaque
Por -
0



A saúde do Brasil terá mais R$ 50 bilhões de financiamento até 2018. De acordo com o senador Eduardo Braga (PMDB/AM), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 22A/2000, conhecida como PEC do Orçamento Impositivo, essa meta, que representará 15% da receita corrente líquida (RCL) da União daqui a cinco anos, constará em seu parecer que deverá ser votado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na próxima quarta-feira, dia 2 de outubro.


A PEC obriga a execução orçamentária de emendas parlamentares e, para alcançar esse valor para a saúde, segundo Braga, a União somará os 50% das emendas impositivas, que serão destinadas exclusivamente para o setor, mais os 25% dos royalties do petróleo. Essa soma representará entre 40% e 50% do que é necessário para que o governo atinja a meta prevista no relatório do senador.

"Assim, todos os anos o governo terá que colocar dinheiro novo para poder alcançar os 15%", explicou Braga.
De acordo com ele, é a primeira vez, desde a promulgação da Constituição Federal, que o país terá definido um percentual da RCL da União para a saúde pública.

"Esta é a questão inédita e a União será a maior financiadora de saúde pública. Discutimos muito com todos os membros da Comissão e com as lideranças da Câmara envolvidas com o tema sobre o financiamento da saúde. Além disso, avançamos muito com o governo federal para chegamos nesse entendimento", afirmou o senador.

Sobre a destinação obrigatória de 50% das emendas impositivas para a saúde, Braga explica ainda que será possível que parlamentares destinem mais do que a porcentagem obrigatória para a saúde.

"É possível que algum parlamentar queira dedicar 100% das suas emendas para a saúde, o que significa dizer que além dos 15% da RCL teremos mais recursos novos para a saúde. Ou seja, 15% é o mínimo que teremos", concluiu.

Até o momento, foram apresentadas seis emendas à PEC 22A/2000 na CCJ. Se aprovada na Comissão, a matéria vai para análise do Plenário do Senado.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)