Arthur Moreira Lima, renomado pianista fará apresentação em Coari

Em Destaque
Por -
0

Foto: Divulgação
O projeto “Um Piano sobre as Águas” vai trazer a apresentação do renomado pianista Arthur Moreira Lima ao municípios de Coari e a outros mais distantes e de difícil acesso da Região Amazônica. Os moradores da terra do petróleo e do gás natural terão a oportunidade de, pela primeira vez, assistir a um espetáculo de música clássica e popular brasileira gratuitamente.

Para ter acesso a esses locais, a iniciativa tem o patrocínio da PETROBRAS com o apoio do Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar da Amazônia, que, por via fluvial, vai transportar o caminhão-palco dos shows em uma balsa. A apresentação do renomado pianista em Coari faz parte de um total de 21 apresentações nos estados do Amazonas, Pará e Roraima, de setembro a outubro deste ano. O projeto já passou por Tabatinga, São Paulo de Olivença e Santo Antônio do Içá e segue seu circuito fluvial pelo rio Solimões.
Cada concerto terá 1h30 de duração. O repertório vai prestigiar os maiores clássicos da música popular, alternadamente com obras clássicas. Serão apresentadas obras de Bach, Beethoven, Chopin, Liszt, Pixinguinha, Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga e Astor Piazzolla, entre outros.


“Queremos levar a todos aquela música que vem, através dos tempos, encantando qualquer ouvinte, desde que se lhe dê a oportunidade de conhecê-la”, explica Arthur Moreira Lima. O pianista conta ainda que irá interagir com a plateia, falando sobre os autores e suas inspirações. “Será um espetáculo para o povo”, completa.
Sobre Arthur Moreira Lima – Considerado uma das mais importantes personalidades da nossa cultura, o pianista projetou-se internacionalmente no Concurso Chopin de Varsóvia. Laureou-se também nos Concursos de Leeds (Inglaterra) e Tchaikovsky (Moscou). Desde então, tem feito turnês em todos os continentes, lotando as principais salas de concertos do mundo.
A crítica mundial o considera extraordinário intérprete do grande repertório romântico e não tem poupado elogios à beleza da sua sonoridade e ao seu grande virtuosismo. A revista La Suisse chamou Moreira Lima de “O Pelé do Piano”, a crítica americana elegeu sua gravação dos Noturnos de Chopin “o mais importante registro pianístico do ano”, e o famoso crítico londrino Dominic Gill do Financial Times escreveu “Moreira Lima sabe tudo sobre o piano romântico, fazendo seu instrumento falar”.
Nascido no Rio de Janeiro, Arthur Moreira Lima começou a estudar piano aos seis anos e já aos nove tocava um concerto de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Em seu trabalho de resgate e difusão das raízes culturais brasileiras foi solista da primeira audição do Concerto nº 1 de Villa-Lobos no Japão, Rússia, Áustria e Alemanha. Foi também o pianista que fez reviver a obra de Ernesto Nazareth.
Data da apresentação em Coari:
A apresentação no município de Coari acontece no dia 22 de Setembro. A equipe da Prefeitura de Coari que vai dar todo o apoio ao evento estará se reunindo nesta segunda-feira (16) para tratar do planejamento para a execução do evento, através da Secretaria de Cultura.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)