Sefaz-AM lança novas ferramentas para facilitar atendimento aos usuários

Em Destaque
Por -
0


Na tarde desta quinta-feira, 29 de agosto, a Secretaria de Fazenda do Estado do Amazonas (Sefaz-AM) lançou o Portal da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e). O lançamento contou com a presença do secretário de Estado de Fazenda, Afonso Lobo; do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM), Ralph Assayag; do secretário de Finanças do município, Ulisses Tapajós; e do ex-secretário de Fazenda, Isper Abrahim.


O Amazonas foi o primeiro estado brasileiro a emitir a NFC-e no dia 1º de março deste ano. Durante a fase piloto de implantação da nota fiscal, participaram cinco empresas: Casa das Correias, Atack, Farmabem, Mirai Panasonic e Comepi. Atualmente, mais de 70 empresas no Estado já emitem o documento eletrônico, que registra as operações do comércio varejista em tempo real e permite a consulta dos dados da nota na página da secretaria: www.sefaz.am.gov.br.

No novo endereço eletrônico (www.nfce.sefaz.am.gov.br) o usuário vai encontrar ferramentas que facilitarão o atendimento dos usuários dos serviços de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). O secretário Afonso Lobo destacou que a nova ferramenta vai facilitar a vida daqueles que desejam implantar o uso da NF-e, do consumidor que, futuramente, vai poder acessar todas as informações da nota fiscal pela internet e do comerciante, que reduzirá os custos com a aquisição de equipamentos.

"Vai haver uma redução de custos importantes para os varejistas, porque não precisarão mais comprar emissor de cupom fiscal, já que basta um computador e uma impressora de cupom fiscal para fazer uso da nota fiscal eletrônica. Também vai haver a redução da emissão de nota em papel, já que será preciso apenas dar o número do CPF para consultar na internet", detalhou.

Redução na sonegação – Afonso Lobo disse ainda que, com o novo sistema, vai haver uma redução na sonegação de impostos, uma vez que as notas fiscais estarão automaticamente registradas no banco de dados da Sefaz-AM. Ele destacou também que os usuários vão poder acessar no novo portal uma cartilha com todas as informações sobre como aderir ao novo sistema.

O secretário de Fazenda acredita que o emprego da ferramenta será responsável por 5% de aumento na arrecadação do Amazonas em 2013. O Estado fechou 2012 com R$ 7,17 bilhões arrecadados e a expectativa. Os especialistas estimam para este ano crescimento em valores nominais em torno de 12% e em valores reais, descontada a inflação do período, de 6%.

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Janne Figueira, afirmou que, para os contadores, os novos recursos disponíveis no site vão facilitar o trabalho de escrituração e apuração dos impostos, o que, consequentemente, vai agilizar a arrecadação dos impostos por parte do governo.

Parceria com CDL - No portal, o usuário também vai encontrar um link para a página da CDL Manaus (www.cdlmanaus.com.br), onde poderão ser baixados os emissores gratuitos para a emissão da FC-e. A Sefaz-AM firmou parceria com entidade representativa do comércio para oferecer, gratuitamente, software que permite a emissão do documento sem custo.

Segundo Ralph Assayag, atualmente existe uma grande dificuldade para os pequenos e microempresários implantarem o aparelho e emissão da nota fiscal, por conta do custo e manutenção do equipamento. "Nós temos o download gratuito desses aplicativos que vão possibilitar que o pequeno e micro empresário possam baixá-los e emitir a nota fiscal a partir de um computador".

Ele destacou ainda que, no próprio, os interessados podem buscar informações sobre financiamentos e aberturas de créditos tanto a Agência de Fomentos do Amazonas (Afeam) e do Banco do Brasil.

Homenagens – As empresas que participaram do projeto piloto de implantação do sistema foram homenageadas durante o lançamento. O ex-secretário de Fazenda, Isper Abrahim também recebeu uma placa, como forma de agradecimento por ter contribuído e incentivado a implantação do sistema.



FOTOS: ALFREDO FERNANDES / AGECOM

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)