Usuários de portos apoiam aumento de competitividade proposto pela MP 595

Em Destaque
Por -
0

A Comissão Mista que analisa a Medida Provisória nº 595 de 2012 recebeu hoje (13), em audiência pública, representantes de empresas que utilizam os portos brasileiros para transportar mercadorias. Para os empresários presentes, a MP dos Portos, como é conhecida, é essencial para se pensar um novo modelo de desenvolvimento para o país, principalmente ao incentivar a competitividade e a eficiência do setor.

Segundo o relator, senador Eduardo Braga (PMDB/AM), a Medida vai atender às demandas de um Brasil que precisa ser competitivo. "Existem vários pontos de estrangulamento (no setor portuário) que precisam ser evoluídos e esta Casa representa um diálogo federativo importante para debater isso. Vamos discutir todos os ângulos desse setor. Essa é uma questão econômica, de política do desenvolvimento, do progresso, de inclusão e de novas oportunidades", reiterou Braga.

Jorge Gerdau Johannpeter, coordenador da Ação Empresarial, foi um dos participantes da audiência. Gerdau atuou na elaboração da Lei 8.630, de 1993, vigente hoje para regulamentar a operação portuária no país. Para ele, a MP traz modernizações importantes à lei de 20 anos atrás. "Se fez necessário o surgimento dessa medida provisória, de abrir e criar competitividade. Ela reafirma o conceito do governo de criar competição e desenvolvimento", ressaltou.

Além de Gerdau, senadores e deputados, membros da Comissão, ouviram também representantes da Confederação Nacional da Indústria, da Confederação Nacional da Agricultura, da Confederação Nacional do Transporte e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Os participantes destacaram a importância estratégica da MP para o setor e como a matéria pode auxiliar o país a ser mais competitivo no mercado externo.

Relatório

O senador deve apresentar seu relatório no dia 3 de abril e, de acordo com ele, é importante que haja uma equalização para que a Medida seja justa para todos os setores e garanta a eficiência dos portos brasileiros. "Temos como usar mecanismos legais para equalizar questões pontuais, que não passam apenas por questões contratuais, passam também pelos direitos do trabalhador", afirmou.

Com a reunião de hoje, a Comissão finaliza a segunda parte do cronograma de trabalho, segundo o qual haveria duas audiências para ouvir o setor empresarial – dividido entre operadores portuários e usuários. Na próxima semana, será a vez de representantes do governo federal falarem sobre a Medida no Congresso.

A MP 595/2012

A MP regula a exploração de portos e instalações portuárias e cria a segunda etapa do Programa Nacional de Dragagem Portuária e Hidroviária. A matéria também prevê a exploração indireta do porto organizado e das instalações portuárias nele localizadas mediante concessão e arrendamento.


Assessoria de Imprensa
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)