Programa Saúde na Escola em 31 municípios do Estado

Em Destaque
Por -
0

Com intuito de ampliar a atenção à saúde do adolescente no âmbito escolar, o Governo do Amazonas, por meio das Secretarias de Estado da Saúde (Susam) e da Educação (Seduc), vai adotar a Caderneta de Saúde do Adolescente, com versões para meninos e meninas, em escolas de 31 municípios do Estado. A caderneta reúne informações sobre como evitar doenças, mudanças no corpo, saúde sexual e reprodutiva, além de saúde bucal e alimentação.



A adoção da caderneta foi anunciada nesta quarta-feira, 04 de julho, durante solenidade no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, no bairro Compensa II, zona oeste de Manaus. Participaram do evento representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Saúde (MS), que coordenam o Programa Saúde na Escola (PSE), no qual a caderneta está inserida.

Os técnicos dos ministérios ficarão em Manaus até a próxima sexta-feira, 06, para ministrar oficinas de atualização destinadas para agentes de saúde e professores da rede pública de ensino da capital e interior do Amazonas.
Ao todo, 1.104 escolas e 277 equipes de saúde receberão o material no Amazonas.  De acordo com a responsável técnica pelo PSE no Amazonas, Zuleide Gomes, as cadernetas farão um complemento do trabalho que hoje é desenvolvido em 31 municípios do Estado que estão inseridos no PSE.


"O Governo do Amazonas, através da Seduc, está sempre inovando as formas de levar conhecimento sobre saúde para dentro da escola. Esse guia aborda especificamente assuntos que se tratados diretamente com o adolescente podem causar constrangimento", observou Zuleide, ao se referir sobre os temas estágios da puberdade, menstruação e sexualidade – assuntos abordados nas cadernetas. "O guia está munido de informações que muitas vezes o adolescente tem vergonha de perguntar porque se sente constrangido com a questão".

Para o doutor em educação e representante do programa pelo MS, José Luiz Mazzaro, a adesão a esse material pelo Estado demonstra uma preocupação que ainda não é relevante para muitos Estados da Federação. "Mesmo com toda dificuldade logística enfrentada no Amazonas é muito oportuno que este Estado tenha interesse em levar conhecimento a uma população que futuramente será o reflexo de uma política forte de saúde atrelada à educação", avaliou Mazzaro.

Para reforçar as ações do PSE no Amazonas, os representantes do MEC e MS executam um trabalho de capacitação de professores e agentes da saúde que atuam no programa. Conforme a técnica representante do MS, Rimena Araújo, a ideia desse pacote de investimentos (Caderneta + Oficinas) é afinar cada vez mais a relação entre o segmento educação e saúde no interior.

"Existe uma vontade do Governo do Amazonas em ampliar o número de municípios dentro do PSE, mas para isso é necessário que esses municípios apresentem projetos que atendam um dos principais requisitos do MEC e MS, que é a boa relação desses dois segmentos", disse Rimena, acrescentando que essas oficinas servirão de ponte para o acesso de mais municípios ao programa.

FOTOS: ROBERTO CARLOS


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)