Suspeitos de tráfico são presos na operação “Fronteira Segura”

Em Destaque
Por -
0

Em mais de uma semana de ação, a operação "Fronteira Segura", realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), no município de Tabatinga (a 1.008 km a oeste de Manaus), já 


resultou na prisão de suspeitos de tráfico de drogas, apreensão de droga e prisão de pessoas envolvidas em casos de lesão corporal e prostituição infantil.
Ao todo, seis pessoas foram presas, segundo os primeiros resultados divulgados, neste domingo, pelo coordenador da operação e da Estratégia Estadual de Segurança Pública na Fronteira (Esfron), coronel Dan Câmara.

Em Tabatinga, uma Força Integrada de Resposta Rápida (FIR), tropa treinada, especializada e composta de Policiais Militares e Civis, Bombeiros, Peritos e Agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), realiza fiscalizações nos rios e em locais suspeitos, além de montar barreiras policiais em lugares estratégicos de saída da cidade.

O lançamento da operação foi realizada no dia 20 de março, com a presença do secretário estadual de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, que esteve em Tabatinga visitando órgãos parceiros como o Exército, Marinha e Polícia Federal, para discutir as estratégias integradas. "É uma forma de demonstrar a preocupação do Estado com a segurança pública em todo o Amazonas", disse o coronel.

Vital ressalta que as barreiras têm também a finalidade de orientar e reeducar a população local quanto ao uso de capacetes e regulamentação de documentos pessoais e dos veículos. Além é claro de reprimir a entrada de ilícitos penais no País. "Diariamente, os policiais também realizam policiamento motorizado e incursões a pé nas áreas de maior incidência criminal conforme dados estatísticos e informes locais", disse.


Segundo o coronel Dan Câmara, outra característica da "Fronteira Segura" é a atuação dos Programas Sociais como Proerd, Previne e a Estratégia de resistência a Criminalidade que estão sendo trabalhados em parceria com a comunidade, Prefeitura e outros órgãos parceiros envolvidos nas ações como o Ministério Público e Justiça estadual.


Até o dia 20 de março, a Polícia Civil de Tabatinga registrou 15 homicídios, a maioria com características de execução ligada em tráfico de drogas. A redução da criminalidade, com foco nos homicídios com características de pistolagem, é o principal objetivo da operação.


Mais recursos - Nesta semana, o Ministério da Justiça aumentou o valor total dos recursos destinados à Estratégia Estadual de Segurança Pública na Fronteira do Amazonas (Esfron). A previsão é da liberação de mais R$ 13 milhões para o desenvolvimento de ações em 30 municípios do Amazonas localizados na área de fronteira, faixa de fronteira e divisas.


Para a primeira etapa já foram investidos cerca de R$ 3,5 milhões por parte dos governos estadual e federal. O recurso será utilizado no reaparelhamento dos órgãos que integram o sistema de segurança pública, como a compra de motocicletas, embarcações, armamento e aquisição de novas tecnologias para otimizar o sistema de comunicação, monitoramento, e implantação das forças integradas de resposta rápida.





Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)