Governo do Amazonas lança e-TAXI para modernizar serviço em Manaus

Em Destaque
Por -
0
Taxistas que aderirem ao projeto terão qualificação profissional e acesso a tablets com internet ilimitada e preços diferenciados



O Governo do Amazonas reinventa o tradicional serviço de transporte de passageiros com o lançamento, nesta quarta-feira, dia 25 de abril, do projeto e-TAXI. A partir do segundo semestre deste ano, os passageiros de taxi em Manaus poderão, a partir de um tablet, acessar internet, conhecer os pontos turísticos da cidade, a programação cultural local e, no final, pagar a corrida com cartão de crédito.




O projeto e-TAXI foi criado pelo Governo do Amazonas, através da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa) em parceria com a Cielo, Instituto Ambiental e Tecnológico da Amazônia (Iatecam) e as operadoras de telefonia Claro e Vivo. As vantagens para aderir ao projeto foram apresentadas nesta quarta-feira pelos parceiros do projeto aos cerca de cem representantes das cooperativas de taxi manauaras.



"O único investimento do taxista será a aquisição do tablet com acesso à internet. Todos os aplicativos, qualificação e suporte serão fornecidos gratuitamente pelo projeto", destacou o coordenador da UGP Copa, Miguel Capobiango Neto.



Ao participar do sistema, o taxista adere ao Programa Federal de Combate e Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (ESCA), oferecido pelo Serviço Social do Transporte e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat). Visando a qualificação profissional, os motoristas serão inseridos no programa Taxista Nota 10, que oferece cursos de idiomas, também promovido pelo Sest/Senat e no curso de Empreendedorismo, coordenado pelo Sebrae.




Etapas – O Projeto e-TAXI está dividido em quatro etapas. A primeira consiste no período de visitas e divulgação do projeto junto aos taxistas, objetivando motivar o maior número de adeptos. A segunda consiste na capacitação dos profissionais nos cursos de idiomas, empreendedorismo e no ESCA.



Já a terceira etapa diz respeito à instalação dos aplicativos, inclusive o Cielo Mobile nos tablets, para que os taxistas de Manaus possam oferecer aos seus passageiros a possibilidade de pagar a corrida com os principais cartões de crédito (Visa, MasterCardSímbolo de marca comercial registrada, American ExpressSímbolo de marca comercial registrada, Diners, Aura e Elo). Na quarta e última fase, o empreendedor, já habilitado e com o tablet em mãos, terá a caracterização do veículo, para que possa ser reconhecido e valorizado como um taxi do projeto e que tem um serviço diferenciado.



O diretor comercial da Cielo, Silvio Santana, afirmou que o aplicativo Cielo Mobile é uma ferramenta de sucesso da empresa, mas pela primeira vez é associado a um projeto público e com fins sociais como o e-TAXI. "Estamos muito felizes em poder participar desta iniciativa pioneira do Governo do Amazonas", disse.



Projeto inovador – O e-TAXI foi desenvolvido pelas Câmaras Copa Inovadora, Turística e Social, da UGP Copa, através de parcerias com a iniciativa privada, o que proporcionou a viabilidade do projeto sem investimento financeiro do Governo do Estado.



O aplicativo usado no projeto foi totalmente desenvolvido pelo Instituto Ambiental e Tecnológico da Amazônia (Iatecam), uma entidade de pesquisa e desenvolvimento, credenciado pelo Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia - Capda (Lei de Informática e de Inovação), que fornece tecnologias, capacitação e soluções inovadoras no Polo Industrial de Manaus (PIM), com competências nas áreas de desenvolvimento de software, desenvolvimento de prototipagem de novos produtos, automação industrial e mecatrônica.




Para os taxistas interessados no e-TAXI, os tablets poderão ser adquiridos, através da parceria com as operadoras de telefonia, ao preço de R$ 83 mensais com internet ilimitada.



Participantes pioneiros – Há seis anos trabalhando na praça, o taxista Eduardo Videl foi um dos primeiros a se inscrever para participar do projeto. Ele acredita que a facilidade do pagamento com o cartão vai agradar aos clientes, que já tem procurado pela opção.



Videl conta que, mesmo sem portar a máquina de transação com cartão, alguns taxistas estão aceitando pagamento na modalidade só para não perder clientes. Em alguns casos, o valor da corrida é pago em combustível e, em outros, os dados do cliente são enviados para a central de rádio táxi, onde uma atendente anota os números do cartão e verifica o limite de crédito. A operação é demorada e acaba frustrando os clientes.



"A máquina é cara. Agora, vai ser muito melhor porque a gente vai evitar maiores transtornos para os clientes. O cliente às vezes desconfia de ter que passar os dados, tem pressa, não quer esperar e, agora com o tablet, a gente já vai passar direto. Vai ser bem melhor", comentou.




Para o taxista Vitor Melo, a oportunidade de qualificação gratuita e o acesso à nova ferramenta tecnológica abrem novas chances de atrair os clientes. "Com a copa, saber outro idioma vai ser fundamental e eu já estava interessado em fazer isso. Daí surgiu esse projeto, que é muito bom. Hoje, as pessoas preferem usar cartão de crédito ao invés de dinheiro. Esse projeto vai se reverter em mais chances da gente ganhar dinheiro e melhorar o nosso rendimento", disse.



O tablet com o sistema operacional incluso é vendido pelas operadores de telefonia com pacotes especiais que contemplam a conexão a internet. O valor total pode ser dividido em até 24 parcelas de R$ 90.





Mais informações: Eric Gamboa – Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa) (92) 8801-8793 / 2126-1236



CRÉDITO DAS FOTOS: ROBERTO CARLOS/AGECOM










Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)