Quatro mil peças de artesanato do Amazonas serão vendidas em 80 lojas na Europa

Em Destaque
Por -
0


Um grupo de empresários espanhóis visitou Manaus para conhecer a linha de produção artesanal amazonense. Nessa passagem, além de peças do artesanato local, o grupo El Corte Inglês encomendou quatro mil peças artesanais dos artesãos que participaram do projeto "Artesanato Sustentável do Amazonas", que é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).
A visita do grupo, que ocorreu no último fim de semana, teve o objetivo de aquisição de peças características do Amazonas para comercializá-las nas mais de 80 lojas que os empresários administram no continente europeu.
A missão do El Corte Inglês teve o objetivo de comprar as peças artesanais diretamente da fonte, evitando a participação do atravessador. "Tivemos a oportunidade de apresentar as peças e as técnicas que utilizamos no projeto 'Artesanato Sustentável do Amazonas' e isso chamou bastante atenção desses empresários, pelo compromisso que o Governo do Estado, por intermédio da Amazonastur, tem com o processo ambiental e social", disse a presidente da Amazonastur, Oreni Braga.
De acordo com a titular do órgão, os empresários espanhóis conheceram o "Artesanato Sustentável do Amazonas" por meio da APEX Brasil, coordenadora da Feira Internacional de Artesanato (FIA), que vai ocorrer em Portugal, no próximo mês. "Nós já fizemos a reserva de espaço na Feira de Portugal e, consequentemente, demos informações sobre o projeto. Daí, eles informaram ao 'Grupo Brazil Handcraft by Minas Gerais', que estava organizando a vinda do El Corte ao Brasil, sobre o nosso projeto, e os espanhóis compraram a ideia", contou.
Em Manaus, com a parceria da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), o grupo realizou uma rodada de negócios com artesãos amazonenses. "Nessa rodada de negócios, todos os artesãos tiveram a oportunidade de mostrar, individualmente, seus produtos", ressaltou Oreni Braga.
O parintinense Gumercindo Saraiva, que participou do "Programa Artesanato Sustentável" e da rodada de negócios, disse que esse tipo de ação valoriza ainda mais os trabalhos dos artesãos locais. "Só de evitar o atravessador já é um grande ganho, mas o melhor é que estamos comercializando o nosso trabalho para o mercado europeu. Isso quer dizer que a Europa vai começar a conhecer de fato a marca do artesanato amazonense", disse o artesão.
No último dia da missão, a Amazonastur proporcionou aos empresários conhecer "in loco" a linha de produção artesanal da comunidade de Nossa Senhora de Fátima, em Acajatuba, no município de Iranduba.

CRÉDITO DAS FOTOS: WILKERSON KUROKI/AMAZONASTUR

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)