Fórum discute indústria mineral e geração de energia nos Estados do Amazonas e Pará

Em Destaque
Por -
0

            A definição de uma agenda positiva entre os Estados do Amazonas e Pará no setor mineral é um dos objetivos do I Fórum de Desenvolvimento de Empreendimentos Minero-Industriais das Unidades Geoeconômicas Uatumã e Solimões-Amazonas, que ocorre nesta quinta-feira (26/05), a partir das 9h, no auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). O fórum também vai tratar sobre a relação entre a indústria mineral e a geração de energia no Estado do Amazonas.

            O evento é organizado pela Secretaria Estadual de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos do Amazonas (SEMGRH), em parceria com a Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás e Energia da Aleam, Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Assembléia Legislativa do Pará e Eletrobras Amazonas Energia.

            Abrindo as discussões sobre o tema, o secretário da SEMGRH, Daniel Nava, fará apresentação dos cenários previstos para os projetos de industrialização mineral  desenvolvidos nos municípios do médio e baixo Amazonas. Em seguida será a vez do representante do  Ministério das Minas e Energia, Adhemar Palocci, falar sobre o Programa de Interligação do Amazonas ao Sistema Nacional de Energia.
           
            O moderador deste painel será o superintendente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Marco Antonio Oliveira, e terá como debatedores os deputados estaduais Sinésio Campos (PT), do Amazonas, e Celso Sabino, do Pará. A exploração das reservas de Silvinita nos municípios de Autazes, Itacoatiara e Nova Olinda do Norte; do Caulim, em Manaus;  e do Calcário em Nhamundá, Urucará e São Sebastião do Uatumã também estarão em debate durante o Fórum.

            Em relação a participação do Pará, os deputados e técnicos do Governo do Estado, da prefeitura de Juruti e da iniciativa privada farão a apresentação do projeto Juruti,  da empresa Alcoa,  considerando uma proposta em discussão de verticalização da produção de alumínio no município de Juruti e a necessidade de interligação da transmissão de energia desde o Projeto do Linhão Tucuruí-Macapá-Manaus, a partir de Oriximiná, no Pará.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)