Deputado Silas sugere alternativas para restos a pagar‏

Em Destaque
Por -
0



Deputado Silas Câmara esteve nesta quarta-feira (04/05) em audiência com o Ministro Luiz Sergio, da Secretária de Relações Institucionais, da Presidência da República. Na pauta, o deputado discutiu alternativas que garantam o repasse de recursos a obras empenhadas em 2008, 2009 e 2010 por estados e municípios.

Segundo ele, o Decreto 7.648/11 determinou o cancelamento de restos a pagar referentes a 2007, 2008 e 2009 caso as obras não tenham sido iniciadas até 30 de abril. Apenas as obras empenhadas em 2009 por meio de convênio da União com estados e municípios terão um prazo maior – poderão ser iniciadas até 30 de junho.

“O grande desafio que hoje vejo no governo Dilma é a desburocratização. As prefeituras precisam iniciar a execução das obras, e o governo federal não libera os recursos a tento. Esse é um crédito que os prefeitos têm”, argumentou Silas.

O ministro Luiz Sérgio disse que vai levar ao governo as reivindicações do deputado. “Há uma discordância muito grande em relação ao prazo dos restos a pagar das emendas de 2009”, afirmou, reconhecendo que o parlamentar tem razão em considerar curto o intervalo até junho.

Saiba mais – Os restos a pagar são despesas empenhadas cujo pagamento foi transferido para orçamentos de anos posteriores. Esse é um arranjo rotineiro na gestão pública, uma vez que nem sempre o processo de contratação, execução e pagamento de uma obra se dá dentro do calendário fiscal.

Os restos a pagar de 2007, 2008 e 2009 somam quase R$ 10 bilhões. Metade se refere a despesas iniciadas a partir de emendas parlamentares que beneficiaram estados e municípios.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)