Governador Omar Aziz empossa os primeiros diretores da UEA eleitos pelo voto direto

Em Destaque
Por -
0
            O governador do Amazonas Omar Aziz dá posse nesta quarta-feira, dia 27 de abril, aos cinco diretores eleitos para  unidades da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A posse marca a primeira eleição direta da universidade, que este ano completa dez anos e, segundo Omar Aziz, é um passo fundamental para o processo de consolidação da instituição. A cerimônia de posse será às 16h, no auditório da Reitoria da UEA, na Avenida Djalma Batista, 3578, bairro Chapada.

            Os cinco novos diretores da UEA foram escolhidos em votação direta pela comunidade acadêmica, formada por professores, estudantes e técnicos administrativos, em dezembro de 2010. "É um orgulho para mim, que comecei no movimento estudantil, participar desse processo de escolha democrática", afirma Omar Aziz, ao ressaltar que a eleição direta para diretor foi um compromisso assumido com a comunidade acadêmica da universidade. De acordo com o reitor José Aldemir de Oliveira, a opção pelo processo democrático vem reforçar a participação interna da comunidade acadêmica nas decisões institucionais.

            Conforme o resultado da eleição, quem assumirá a Escola Superior de Tecnologia é Mário A. Bessa de Figueiredo; a Escola Normal Superior, Neylanne Aracelli de Almeida Pimenta; a Escola Superior de Artes e Turismo, Raimundo de Jesus Teixeira Barradas; a  Escola Superior de Ciências Sociais, Fábio Amazonas Massulo e Escola Superior de Ciências da Saúde, Cleinaldo de Almeida Costa.

           
            Sobre a UEA – A UEA tem 24.548 alunos matriculados em todos os municípios do Amazonas. De 2005 a março de 2011, foram graduados 24.176 alunos. Desse total, 68% são do interior. É uma Universidade multicampi, com cinco Escolas Superiores em Manaus, seis Centros de Estudos no interior e um na capital. No interior mantém 11 núcleos, oferecendo 43 cursos de graduação. Mais da metade dos 1.129 professores são mestres e doutores. 

            A UEA está classificada entre as melhores universidades do Brasil, de acordo com Avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Obteve a melhor colocação, com nota geral 4, entre as 20 instituições de ensino superior avaliadas na Região Norte.

            A instituição possui  sete programas de pós-graduação Strictu Sensu próprios credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e 10 programas de Mestrado e Doutorado Interinstitucional em parceria com a UFRJ, Unicamp, UNB, USP, UFPE, UFMT, UFPA, UFMG,  entre outras. Além disso, também tem cerca de 60 cursos Lato Sensu. Já foram titulados 305 mestres e nove doutores em programas próprios e 27 mestres e dois doutores em programas interinstitucionais. Foram certificados 2.541 especialistas.


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)