Trator e terçados na destruição de barracos em Coari

Em Destaque
Por -
6
O cenário que restou no bairro Nazaré Pinheiro, na periferia de Coari, é típico de um devastador furacão. Dezenas de barracos e até casas com fundação e piso em alvenaria foram reduzidos a destroços, resultado de uma ação (de acordo com os desabrigados) comandada pelo secretário municipal adjunto de Defesa Social, Orlando Bayma. 
 
No inicio da tarde desta segunda-feira (28), famílias inteiras choravam enquanto tentavam salvar pedaços de telhas e pedaços de madeira. A ação foi logo no início da manhã, quando Bayma chegou à área de quase cem hectares, de propriedade do município. Além da destruição os desabrigados perderam grande parte da madeira, que foram saqueadas.

Populares afirmam que o secretário agiu arbitrariamente com um trator, quatro guardas municipais, um brigadista e cerca de dez homens sem fardas munidos de terçado "e sem algum mandato judicial", protestou a viúva Florinda da Silva, 68 anos. Ela disse que desde a grande enchente de 2008 não tem casa própria e teve que fazer empréstimo bancário para comprar material de uma pequena casa juntamente com uma filha. "Agora está tudo destruído", lamenta.

Exatamente no dia que completava 25 anos, Edelson da Mota teve a casa destruída pelo trator e contou que há duas semanas, moradores daquela localidade estiveram na Câmara Municipal de Coari na tentativa de marcar uma audiência com o presidente, vereador Iranilson Medeiros, para reivindicar redes de água e de energia elétrica.

Terezinha Rodrigues Pinto, 54 e o marido Adalto Josué Pinto,66 contam que foram obrigados a sair de dentro do barraco que estavam construindo e "o trator derrubou tudo", contaram com desolação. Jeanisson da Costa Galdino, 24 anos, disse que estava trabalhando produzindo açaí quando soube a fatídica notícia. "Se fosse uma decisão da justiça, teria um aviso antes da destruição e eu sairia numa boa, mas perdi tudo o que juntei nos últimos dois anos", resignou-se.

O secretário Orlando Bayma foi procurado em seu gabinete, na Secretaria Municipal de Defesa Social, mas não foi encontrado por volta das 16h20 e nem ligou para o telefone deixado na portaria da SDS.


Com o jornalista Eledilson Colares

Postar um comentário

6Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. o furação mitouso ja começou derubando tudo pela frente
    nao entendo o mitouso ele nem faz casa e nem deixa o povo fazer mais meu nome e Alekcs e sou morador do bairro do urucu

    ResponderExcluir
  2. o mitouso diz que não sabia da ingnorancia feita pelos seus secretarios , Entãao eles passam assim na frente dele sem qualquer onden , quem manda e ele o secretario so faz admistra por isso que eu tiro chapeu para dministraçao passada passou afrente do prefeito ele cortava na ora parava fora e logo de emdiato colocava outro secretario na posição eo Aranaldo que ele tem adizer sobre essa atude feito por seus escudeiro Ahmmm ...

    ResponderExcluir
  3. Tem que deixa memso opovo fazer suas casas suas moradias ele sempre falou que era do porvão que ia fazer uma coari melhor então deixa o opvo da inicio no bairro esse povo e sofredor e egente da imchente e pessoas que não tem moradia e Hndios que exitam porla , isso da cadeia em Senhores secretarios vc vem derrubam seus casebre ao menso sem ver aindentificação desse povo , sem menos avisita de um asistente Social o Administraçãp mal ormaganizada ..

    ResponderExcluir
  4. o Arnaldo tem que reunir esse povo e da casas para cada familia despejada isso euma humilhação , para cada pai de familia ver suas crianças semtada seus escombros . familiascarentes , que não tem renda nada mas justo que tinhas que ficar em seus baracos , agora onde estão com quem estão e ocomo vivem , vamos ver o final desse historia triste que e mas uma obra de extrema humilhação para o povo sofrido de coari ... parabens para esse jornalista que veio e mostra mas uma ves o sofrimento desse povo do interio , meus parabens dono do blog Daniel Mciel . eo JOrnalista Eledilson colares, eu sou Ana Maria de Manaus ... boa sorte Atodos ...

    ResponderExcluir
  5. i Alex eu sei quem tu es vc eo cara que o Fillho do Arnaldo deu umas bolachas quando vc cantava assim , o meu prefeito ea Adail Pneiro 3x ,

    ResponderExcluir
  6. NÃO A FAVELIZAÇÃO DE COARI/AM

    Daniel o Bairro Nazaré Pinheiro é uma área destinada à construção de casas populares, visto que, a Caixa Econômica e Prefeitura Municipal de Coari/AM firmaram um convênio há muito tempo. Daniel contribua, como você sempre contribuiu, para o melhoramento de Coari/AM dizendo não a invasão sem controle público.

    Por outro lado, não é e hoje o problema de invasão na área do bairro Nazaré Pinheiro, eis que em tempos passados foi chamado até a ROCAM para retirar invasores.

    Agora o que não se Pode tornar Coari/AM um monte de favelas e pessoas que tem casa vai invadir local público. Aliás, invadem e deixam algum parente no local para guardar lugar, essa coisa está manjada.

    Como exemplo da favelização de Coari/AM tem alguns bairros que tiveram lotes comprado de terceiros como exemplo: bairro Grande Vitória, bairro Liberdade, bairro Ciganópolis que donos deveriam ter urbanizado, e depois venderem os lotes.

    Por isto, a zona urbana e Coari/AM passa por um processo de favelização que é ruim para todos. Observe o bairro do Oriente, onde deveriam ser ruas, são becos. Isto é ruim até para ambulância socorrer um doente.

    Assinado Professor ALVES de Coari/AM, esse não se esconde no anonimato.

    ResponderExcluir
Postar um comentário