Prosamim contribui para redução da criminalidade em Manaus

Em Destaque
Por -
0
Balanço do Governo do Estado revela que houve redução de criminalidade nos bairros revitalizados com o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus, o Prosamim. O relatório aponta que, entre os anos de 2006 a 2010, cerca de 20 locais – Centro, Praça 14, Cachoeirinha, Educandos, Santa Luzia, Morro da Liberdade, Betânia, São Lázaro, Japiim, Raiz, Crespo, Colônia Oliveira Machado, Petrópolis, São Francisco, Compensa, Alvorada e Bairro da União - registraram significativa queda em furtos, roubos e lesão corporal.

Na localidade do Igarapé Manaus, centro, que abrange o Parque Residencial Manaus - com 819 unidades habitacionais – a Avenida Joaquim Nabuco, por exemplo, teve quantidade de furtos reduzida de 360 para 115 ocorrências, ou seja, diminuição de 245 registros anualmente. A quantidade de roubos também reduziu de 161 registros para 50, diminuição de 111 ocorrências. Já as lesões corporais caíram de 41 ara 8, queda geral de 33 registros. Em outro endereço, na Avenida Ramos Ferreira, o relatório dá conta de que a redução foi de 119 ocorrências em furtos, 73 roubos e, ainda, 17 lesões corporais.

Ainda segundo o levantamento, na Avenida Duque de Caxias que engloba o Igarapé do Mestre Chico, houve queda de 95 ocorrências de furtos, 41 roubos e, por fim, 20 ocorrências a menos de lesões corporais. De acordo com o comandante geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Dan Câmara o Prosamim é um modelo de espaço urbano saudável e acrescenta que outras iniciativas do Governo do Estado tem se mostrado fundamentais para resultados positivos no combate à criminalidade.

“Além do Prosamim, a prioridade do Estado diz respeito ao Plano de Revitalização da Segurança Pública que busca ocupar todas as regiões do Amazonas e da capital com presença de policiamento de forma diferenciada, a exemplo da Base de Policiamento Integrada (BPI), que foi inaugurada há pouco mais de uma semana no bairro de Santa Etenvina, Zona Norte”, destacou o comandante. E completa: “Hoje, a unidade naquele bairro é o protótipo do que consideramos ideal”.



Seminário discute melhoria na qualidade de vida

No início da semana, temas como a redução da criminalidade, resultados em saneamento e recuperação do meio ambiente foram apresentados no 1º Seminário do Prosamim. Palestrante no evento, o coordenador de relações institucionais do programa, Lúcio Rabelo, lembrou que o Prosamim atua na melhoria de qualidade ambiental por meio de várias estratégias: reassentamento da população, educação ambiental e melhoria do sistema viário, permitindo melhor tráfego dos veículos, embelezamento da cidade e recuperação do patrimônio histórico.

“São benefícios trazidos diretamente para a população afetada, e também para a população do entorno. É um programa que traz retorno a toda população de Manaus. Percebemos que são investimentos que não são para benefícios temporários e sim duradouros, que permitirão às novas gerações aproveitarem-se desta nova condição que foi possível implantar por meio do programa que hoje é uma referência não só nacional como internacional”, avaliou.

A coordenadora ambiental do Prosamim, Jane Crespo, acrescenta que o cuidado dos moradores residentes do programa evidencia a satisfação dos beneficiários. “O índice de criminalidade era muito alto em função da falta de acesso da polícia nestas áreas que eram vielas, becos e ruas muito estreitas, verdadeiros labirintos. Com a intervenção das obras, abertura de vias e anéis viários, melhoria na parte de iluminação, instalação de câmeras do Ciops o Prosamim contribuiu e muito para a baixa condição de violência em pontos de intervenção. Estamos reduzindo, drasticamente, o indicie de violência doméstica, principalmente no tocante à mulher e também o índice de tráfico de drogas e consumo de drogas nestas áreas”, finalizou Crespo.




DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)