COARI: O DIA AMANHECE COM CENTENAS DE CRUZES EM FRENTE A CATEDRAL

Em Destaque
Por -
13

FOTO: PROVÍNCIA DE MACHIPARO

Muitas pessoas passavam em frente da catedral de Sant'Ana e São Sebastião e com um ar de surpresa e espanto acompanhavam com os olhos fixos em uma imagem totalmente surrealista: a grama verde da igreja amanhecera repleta de cruzes e ao lado de cada cruz uma flor. Em cada cruz o nome de uma pessoa que fora assassinada em Coari, pessoas que perderam a vida vítimas de violência.


Nas cruzes nomes conhecidos como o do guarda municipal Anderson, do Elinei e do ex-prefeito de Coari Odair Carlos Geraldo dentre outros nomes não tanto conhecidos assim. A manifestação foi uma forma da pastoral da juventude chamar a atenção para o valor da vida do ser humano, independente de quem seja (se um personagem desconhecido ou uma autoridade) e com isso chamando a atenção para crimes que são cometidos de forma injusta e covarde, tirando aquilo que é de maior valor sob os céus: a vida de um ser humano.

A cena ainda esta lá para quem quer ver. As pequenas cruzes, centenas delas,lado-a-lado com um flor branca próxima que nos levam a refletir. Muitos destes casos caíram no esquecimento, as lágrimas dos entes queridos sendo o maior lenitívo para dor da perca e a impossibilidade de fazer justiça com a própria mão... A espera por uma justiça que não vem, cega e surda aos fatos, tendo ao seu lado o tempo que passa silencioso como uma boa desculpa. O dia de finados se aproxima e com ele a saudade de entes que partiram, muitos vítimas de crimes que continuam sem uma resposta da justiça.

Postar um comentário

13Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. QUE HORRORRRRRRRRR!!
    A QUE NÍVEL COARI CHEGOU.
    MAS É ISSO AI, SE É PRA VIVER DE PROTESTOS ENTÃO VAMOS LÁ
    O QUE TEM QUE SER FEITO AGORA É IRMOS PRA FRENTE DA PREFEITURA REINVIDICAR NOSSOS SALÁRIOS QUE ESTÃO ATRASADOS.
    VIVEMOS EM UMA DEMOCRACIA, ONDE TEMOS QUE LUTAR POR NOSSOS DIREITOS. A CONSTITUIÇÃO FEDERAL ESTÁ AI MESMO. LÁ ESTÃO DESCRITOS TODOS NOSSOS DIREITOS E DEVERES.
    fOMOS NÓS QUE COLOCAMOS ESSAS PESSOAS NO PODER ENTÃO SOMENTE NÓS PODEMOS COBRAR OQ NOS É DE DIREITO.

    NÃO SE DEIXEM ENGANAR COM ESSES AVISOS QUE ESTÃO SAINDO NA TV E NA RÁDIO. A PREFEITURA TEM SIM DINHEIRO. DESDE A QUINTA-FEIRA DA SEMANA PASSADA QUE ESTÁ ENTRANDO RECURSO NAS CONTAS.
    O ARNALDO ESTÁ PROCURANDO DESCULPAS PRA PAGAR AS DIVIDAS DE CAMPANHA, ELE ESTÁ DEVENDO MUITA GENTE E ESSAS PESSOAS JA ESTÃO O AMEAÇANDO, SÓ DEPOIS É QUE ELE VAI RESOLVER SE PREOCUPAR COM A ADMINISTRAÇÃO DA PREFEITURA.
    PODEM TER CERTEZA POIS SEI OQ TO FALANDO
    VAMOS BRIGAR POR NOSSOS DIREITOS, TRABALHAMOS E QUEREMOS NOSSO DINHEIRO

    ResponderExcluir
  2. daniel eu fiquei muinto espantada com que vie,enfrente a catedral, mas isso não me censibilizou sabe porque? porque não adianta enfiar cruz e flores se os proprios padr apoio assacino, hoje os padres não pregam mas a palavra de deus e nem pede paz para nossa cidade os padre emves de prgar o evangeli prega politica. quem matou dr odair quem esta protestando sobre a morte dele 14 mil em quanto 16 é afavor, os proprios colegas de trabalho, o dinheiro fala mas alto do que avida não é mesmo conceição,edivaldo dinalva,e os demas colegas.(amigos)

    ResponderExcluir
  3. PREFEITO DE COARI VIAJA PARA UMA FESTA NA VILA FERNANDES, E OS FUNCIONARIO DA PREFEITURA É QUE,DANÇA SERAR QUE ELE ESTA COMEÇANDO UM MANDATO DE PREFEITO OU JA É UMA CAPAMHA PARA DEPUTADO?

    ResponderExcluir
  4. Adolfo Hitler30/10/2009, 18:39

    Durante toda historia de 77 anos de Coari, o período que mais cresceu em crimes e todo tipo de atrocidade, foi durante a Administração de Adail Pinheiro. Quando as pessoas se revoltavam contra o Sistema dele, eram perseguidos, e ganhava uma bala no peito, ou então era queimado VIVO, que chamo isso de ASSASSINATO COVARDE em nome da Administração do Prefeito... A menor penalidade era passar meses presos inocentemente. Porém, ainda me reservo ao direito de sentir pesar pela morte de um ser humano. Seja ele quem for, esteja ele certo ou errado, justo ou injusto. Eu jamais reagirei na mesma moeda contra quem quer que seja. Defendo-me. E jamais tirarei a vida de meu semelhante, tenha ele cometido o erro que for. Pois, se eu fizer isso, simplesmente me nivelarei à barbárie que o grupo terrorista fez durante uma década no poder. E, o mais revoltante, é que pessoas que votaram neles que financiaram com seu voto a desgraça, o crime, o roubo, e o fracasso de Coari, se ausentavam na hora de cobrar os caras. E os baba-ovos não estão nem aí pra isso. Eles querem é o dinheiro fácil.

    ResponderExcluir
  5. HOMEM DE COARI30/10/2009, 19:53

    Boa noite Sr. Daniel Maciel,

    Esta mensagem é destinada a Sra. LULUZINHA E AOS ANÔNIMOS 06:54 e 06:59...Primeiro vamos aos fatos que a LULUZINHA comenta a cerca dos atrasos do pagamento dos funcionários...Infelizmente tenho que informar que a Administração anterior não deixou em caixa valor correspondente ao pagamento dos funcionários (mês de setembro e metade do mês de outubro...Desta forma, você deveria ir não a prefeitura e sim a casa do Emídio e/ou Rodrigo, esse último era quem dava ordem, pois sentava na cadeira do prefeito enquanto o Emídio ficava ao lado apenas balançando a cabeça...Tenham um pouco de paciência, o dinheiro que encontra-se nas contas da prefeitura são oriundos do Royaltes. Logo, não pode ser destinado ao pagamento dos funcionários. O Sr. Arnaldo irá pagar os respectivos salários dos funcionários...Segundo, Ao Anônimo 06:54, os Padres realizaram este movimento, estas cruzes com o intuíto de alerta a população de Coari a cerca da violência que está acontecendo em nossa cidade...tal movimento já ocorreu na praia de Copacabana no Rio de Janeiro...Isso não é apoio a Arnaldo ou a outrem, apenas uma mensagem positiva para mobilizar a população sobre o assunto...Terceiro ao Anônimo 06:59, Quanto ao Arnaldo viajar, não vejo nenhum problema uma vez que o Emídio sumiu, o Rodrigo desapareceu e o Adail não quiz retornar ao nosso município, através do pedido que fez aos Advogados para entrar com uma ação que fora aceita pelo STJ...verdade ou mentira? um grande abraço...

    ResponderExcluir
  6. obrigada pelo abraço olha não é, que não é facio ser perceguido, é bom percegir mas ser perceguido não, o adail aguentou 8 ano, mas tem gente que já fez tudona boca quero ver na pratica, voce chegou agora em nossa cidade não vio o mandato desse pessoal anterio, tudo bem pode defender mas se voce ja mora aqui você é a penas um papagaio de pirata, outra coisa eu nunca vie falar de adail apertar o gatilho de um revolve, você vio? quem foi a pessoa que adail matou se voe vio var a justiça e fale prove com fotos ou filmagem, foi adail que mandou fazer a quela emboscada para matar o guiano? foi adail que mandou matar o medico dr odair? a quela senhora que morreu assacinado com ams de 20 fada enfim quantos jovens e aduto fora vitima da violência em outros mandatos, niguem culpou o prefeito, triste é o sego que não quer ver, quando quando alguem esta apaixonado por outro ele não ver os defeito voce deve ser amor a primeira vista?.

    ResponderExcluir
  7. olha meu amigo o nosso prefeito vai culpar a administração anterio durante 3 meses para ele poder pagar as divida que ele fez durante a campanha eleitoral, tave ele emrole os papagaio de pirata,depois as descupas não vão ser mas valida, a mascara vai comessar a cair, ai eu vou ter certeza do que voce falou hoje daqui 4a5meses voce não fala mas so se voce é secretasri ou acessor porque se voce é so baba-ovo se prepara depois eu vou te dizer m me aguarda beijo,bbeijo fofinho ou fofina.

    ResponderExcluir
  8. Apoio integralmente o comentario da Luluzinha, dinheiro tem sim, as contas nao estavam bloqueadas? Como nao tem dinheiro agora, um enrolão esse prefeito novo, comecou bem!!! Convoco todos os meus companheiros que deixaram de receber para iniciar um movimento de greve.Vamos mostrar nossa forca!

    ResponderExcluir
  9. Esse seu comentário hein Luluzinha. Fala pior do que uma criança de 4 anos. porque até crianças de 4 anos tem noção das coisas que fala... Olhao que ela diz: "vamos brigar por nossos direitos, trabalhamos e queremos nosso dinheiro. pois, sabe muito bem quem roupo nosso dinheiro. e outra, ela perguntou se "alguem viu adail apertar o gatilho e matar alguem?" PErgunto a ela se ela viu o Arnaldo apertar o gatilho e matar o Odair? porque se viu, a justiça estar aí esperando provas. Agora eu e milhões d pessoas sabemos que adail e seus compassas, roubaram, estubraram crianças, e e mataram crinças através de abortos. As provas estão aí + real do que seus comentários medíocre! Passar bem...

    ResponderExcluir
  10. AO HOMEM DE COARI,quero te dizer que nós funcionários públicos, não temos nada, vez nada, com o que esta acontecendo! nós queremos receber n opssos vencimentos que está atrassados, não temos nada haver com politicagem de Prefeito não!estamos sendo prejudicados, quando subia no palanque dizia que nunca! jamais! iria perseguir os funcionários, cabra safado, mentiroso e sem palavras, sei que votei porque me enpolguei e também estava cansada daquele governo anterior, cheio de mentiras e votei tudo por uma mudança melhor, mais esta cada vez pior!dizia que se ganhasse iria fazer um governo diferente, diferente como assim! de perseguiçao? QUER DIZER QUE A GENTE VOTA PRA DEPOIS SER PERSEGUIDA?mais quando eu dizia que ia votar em ARNALDO, TODOS ME CRITICAVAM E DIZIA PARA MIM, VOCÊ ESTÁ DOIDA! VOTAR NUM HOMEM DESSE, mais eu votei e agreditei na hora que poderia mudar, mais me enganei! colocou um secretario de Administração estúpido mal Educado, para receber os funcionários na maior grosseiria,passando pelas leis do servidos, como se fosse MERDA, não esta respeitando o funcionalismo público. Mais quero dizer aqui para ARNALDO MITOUSO! seus irmãos e as mulheres dos seus irmão, são pessoas muito Humildes, e tratam todo mundo bem idependente de ter votado em você, ou não, são todos simpáticos e tratam agente com respeito. Mais o resto do seu secretariado, são muito pérsimos, estão praticamente pisando nos funcionários.

    ResponderExcluir
  11. HOMEM DE COARI01/11/2009, 00:03

    Boa noite,

    Não sou funcionário público, nem secretário e nem baba-ovo...apenas alguém coerente...você realmente acredita que a nova Adiministração iria deixar as irmãs do Adail em seus respectivos setores da prefeitura...iria deixar o secretariado anterior...Seja positivo...á apenas a segunda semana do novo governo...logo...logo...será pago os respectivos salários da prefeitura, serão asfaltado as ruas, terá remédio e bom atendimento no Hospital, entre outros...muito brigado...

    ResponderExcluir
  12. AO HOMEM DE COARI, SE VOCE NÃO É FUNCIONÁRIO E NEM BABA OVO, É UM LAMBE OVO! OU UM PALHAÇO, PORQUE TODO MUNDO EM COARI, ESTÁ SABENDO QUE O PREFEITO ESTÁ DISVIANDO AS VERBAS, PARA PAGAR DIVIDAS DE CAMPANHAS!VOCÊ É UM BOSTA DE COARI, NÃO UM HOMEM DE COARI!OU SEJA UM LAMBI SACO DOS BONS! CADÊ O DINHEIRO DO POVO, LAMBI SACO? O HOSPITAL ESTA NA UTI E AGORA! PORQUE VOLTOU PARA UTI NOVAMENTE? ESTÃO AMEAÇANDO DE PARALIZAR OS TRABALHOS, E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS QUE VOTARAM EM ARNALDO, PORQUE ALGUNS JÁ FORAM DEMITIDOS! E NÃO SÃO PARENTES DE ADAIL NÃO! VOCE NÃO SABE O DIZ.

    ResponderExcluir
  13. MANICORÉ-UMA TERRA ABANDONADA.NO MATO.NO LIXO,E ACIMA DE TUDO COMANDADA POR UM DITADOR(PSDB).Aonde esta nossas autoridades do amazonas e brasil gente?nos envergonhamos da atual situação em que ficou nossa cidade,um verdadeiro CAOS,onde o Prefeito em exercicio LUCIO FLAVIO atualmente afastado pela CAMARA local vinha perseguindo as pessoas,mandando a policia bater nas pessoas,roubando o dinheiro dos cofres da prefeitura para dar pro seu SENADOR COVARDE E SAFADO ARTHUR NETO,este que nada faz por Manicore,a situação aqui é nuito triste,a qualquer hora i momento vai morrer muita gente,e A CULPA É DA JUSTIÇA DO AMAZONAS QUE ANDA VENDENDO LIMINARES PARA O SR,JOSÉ CARDOSO DUTRA advogado desse Prefeitinho impostor colocado pelo TRE-AM.que não tiveram a competencia e a vergonha na cara de mandar DIPLOMAR UM PREFEITO SUJO NA JUSTIÇA-"CULPA DO TRE-AM."aonde já se viu,já PEDIMOS;NOVA ELEIÇÃO ÁRA MANICORÉ E ATÉ AGORA NADA? Aonde tá essa JUSTIÇA MERDA QYE NÃO RESOLVE NADA AQUI,como é que lá em COARI,resolveram tudo rápido?o JUIZ AQUI DE MANICORÉ ANDA RECEBENDO PROPINA DO SR.LUCIO PARA ELE SE MANTER NO CARGO E O TJA-AM,NADA FAZ?Meus amigos esta é uma denuncia muito séria,já PEDIMOS QUE A POLICIA FEDERAL,venha em Manicoré,investigar o roubo do DINHEIRO DA MERENDA ESCOLAR,que não tem pros estudantes municipais e essa MERDA DA POLICIA FEDERAL NADA DE APARECER...A CAMARA DE VEREADORES ESTA FAZENDO IM TRABALHO EXCELENTE PARA CASSAR ESSE PREFEITO IMPOSTOR colocado pelo TRE E TJA-AM.Mais a vida do juiz da cidade é receber dinheiro do sr LUCIO,para parar os trabalhos da COMISSÃO PROCESSANTE E depois este JUIZ DR.OGILIO COSTA NETO FOGE PARA MANAUS OU HUMAITÁ..isso é rídiculo,Manicoré não pode ficar assim ABANDONADA,NO MATO E A JUSTIÇA VENDO LIMINARES PARA ESSA CORJA DE LADRÕES QUE SE INSTALARAM NA PREFEITURA DE MANICORÉ...A CULPA É DA J U T I Ç A..QUEREMOS NOVA ELEIÇÃO JA EM MANICORÉ...

    ResponderExcluir
Postar um comentário